Sousa/PB -
Qualificação

Ouvidoria do SUS realiza 1ª capacitação em João Pessoa para fortalecer operacionalização do novo sistema

A programação aconteceu na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, e reuniu representantes das Ouvidorias Geral do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

Por Redação do Reporterpb

20/08/2026 às 21:05

Ads 970x250
Imagem Capacitação realizada pela Ouvidoria do SUS em João Pessoa

Capacitação realizada pela Ouvidoria do SUS em João Pessoa ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Ouvidoria-Geral do SUS do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), realizou, nesta quinta-feira (20), a abertura da 1ª Capacitação das Ouvidorias do SUS em João Pessoa: Operacionalização do Sistema OuvidorSUS. A programação aconteceu na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, e reuniu representantes das Ouvidorias Geral do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais para a utilização do novo sistema OuvidorSUS, contribuindo para o aprimoramento dos processos de atendimento, registro e acompanhamento das manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento contou com a participação do assessor do Gabinete da Ouvidoria-Geral do SUS, Ronald Ferreira, representando a Ouvidora-Geral do SUS, Maria Eufrásia de Oliveira Lima; do ouvidor da Secretaria de Estado da Saúde, Fabrício Martins; além da representante da Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba, Keila Tomasi, e do ouvidor municipal de Saúde de João Pessoa, Emerson Caldas.

Para Fabrício Martins, a capacitação representa um momento importante para o fortalecimento das ouvidorias e para a melhoria da relação entre os serviços de saúde e a população. “A qualificação dos profissionais é fundamental para que as ouvidorias possam atuar cada vez mais de forma eficiente, garantindo que as manifestações dos usuários sejam acolhidas, registradas e encaminhadas adequadamente. O novo sistema representa um avanço nesse processo e a capacitação permite que as equipes estejam preparadas para utilizá-lo da melhor maneira”, destacou o ouvidor Estadual de Saúde da Paraíba.

Durante o primeiro dia de programação, a representante do Ministério da Saúde, Micaella Araújo, apresentou aos participantes as Bases Normativas das Ouvidorias do SUS, abordando os fundamentos que orientam a atuação das ouvidorias no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Na sequência, os participantes seguiram para as atividades práticas no Laboratório de Informática da ESP-PB, com formação sobre o Sistema de Cadastro de Perfis e Acessos (SCPA). As atividades são voltadas à familiarização dos profissionais com as ferramentas necessárias para a operacionalização dos sistemas utilizados pelas ouvidorias.

A programação terá continuidade nesta sexta-feira (21), das 9h às 17h, também na Escola de Saúde Pública da Paraíba, em Mangabeira, com novas atividades de formação e operacionalização do sistema OuvidorSUS.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.