Sousa/PB -
A Serviço da População

Saúde avança na implementação da Política de Cuidados Paliativos e realiza capacitação na 3ª Macrorregião

O 1º ciclo foi realizado em João Pessoa para profissionais da 1ª Macrorregião.

Por Redação do Reporterpb

04/03/2026 às 18:30

Ads 970x250
Imagem Saúde avança na implementação da Política de Cuidados Paliativos e realiza capacitação na 3ª Macrorregião

Saúde avança na implementação da Política de Cuidados Paliativos e realiza capacitação na 3ª Macrorregião ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo, até esta quinta-feira (5), juntamente com o Hospital Sírio-Libanês, o encontro presencial do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), para implementação de cuidados paliativos nas unidades de saúde do Estado. O encontro - que está acontecendo no auditório do Procon, em Patos – é destinado aos profissionais da 3ª Macrorregião de Saúde que atuam nos municípios de Patos e Sousa e faz parte do 2º ciclo do projeto, que segue até dezembro. O 1º ciclo foi realizado em João Pessoa para profissionais da 1ª Macrorregião.

Neste ciclo, foram contemplados o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e a UBS Manoel Pereira, em Patos, e o Hospital Regional de Sousa e a UBS Jardim Brasília, em Sousa, além dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) das duas cidades.

Segundo a gerente operacional de Atenção às Condições Crônicas, Kamilla Capistrano, o projeto significa um avanço na regionalização das políticas públicas na Paraíba e amplia o acesso da população aos cuidados paliativos. “A SES vem avançando na implementação da Política de Cuidados Paliativos em todo o Estado. Nossa expectativa é que essa iniciativa fortaleça a Rede de Atenção à Saúde, por meio da realização de capacitações, além da construção e implementação de fluxos e protocolos assistenciais junto aos serviços participantes dos municípios de Patos e Sousa”, informou.

Após o encontro presencial, os serviços iniciarão a implementação das ferramentas de identificação de pessoas com necessidade de abordagem em cuidados paliativos e também a implementação de protocolos assistenciais voltados aos cuidados paliativos.

O Proadi-SUS foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Hoje, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.