
23/02/2026 às 12:00
O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, realizou 493 atendimentos entre a sexta-feira (20) e o domingo (22).
Desse total, foram 171 atendimentos ambulatoriais e 322 classificados como emergência pediátrica. No mesmo período, foram realizados 804 exames laboratoriais e 12 cirurgias de urgência.
Referência em média e alta complexidade para crianças e adolescentes de todo o estado, o CPAM registrou maior incidência de casos de febre não especificada (35), seguida por tosse (30), diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (20), náuseas e vômitos (16) e dispneia (12). Também foram registrados atendimentos relacionados a resfriado comum (10), febre recorrente não especificada (oito), dores não especificadas (sete), pneumonia não especificada (seis) e amigdalite aguda não especificada (seis), além de outros tipos de atendimento (172).
A maior parte dos pacientes atendidos reside em João Pessoa (233), seguida por Bayeux (45), Santa Rita (13), Alhandra (quatro) e Cabedelo (quatro). Também foram registrados atendimentos para moradores de Sapé (três), São Miguel de Taipu (dois), Sousa (dois), Cruz do Espírito Santo (dois), Mamanguape (dois) e outras cidades (22).
Entre os procedimentos cirúrgicos realizados no período, o relatório registra quatro apendicectomias videolaparoscópicas, três excisões e suturas simples de pequenas lesões, além de troca de sonda de gastrostomia e fimose.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera