Sousa/PB -
Imunizações

Paraíba inicia Campanha de Multivacinação nesta segunda-feira (6) em todo Estado

A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas por meio da vacinação) em todo o país.

Da Redação Repórter PB

03/10/2025 às 16:45

Ads 970x250
Imagem Campanha de Multivacinação

Campanha de Multivacinação ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunizações, inicia, nesta segunda-feira (6), a Campanha de Multivacinação 2025, com foco na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação segue até o dia 31 de outubro em todos os 223 municípios paraibanos, com o Dia D Nacional de Mobilização agendado para o dia 18 de outubro.

A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas por meio da vacinação) em todo o país. Todas as vacinas previstas no calendário básico da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de saúde.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, além da atualização vacinal de rotina, a Paraíba terá dois focos estratégicos - a vacinação contra o Sarampo e o HPV. “Essa campanha representa uma excelente oportunidade para ampliar a cobertura vacinal do estado. Além disso, a campanha dará um novo impulso à estratégia de resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV, uma ação iniciada no primeiro semestre de 2025 e prorrogada até dezembro. O foco é alcançar aqueles que não receberam a vacina na idade recomendada entre 9 e 14 anos. Outra estratégia que também será fortalecida com a multivacinação é a intensificação da vacinação contra o sarampo, voltada para pessoas de até 59 anos, diante do risco de reintrodução da doença no país, especialmente por conta de surtos em países vizinhos ", explicou.

Foi realizado alinhamento técnico junto aos municípios para a operacionalização da Campanha de Multivacinação, com ênfase na importância de definirem locais estratégicos de atendimento à população, visando ampliar a acessibilidade.

Para apoiar os municípios nesse esforço, o Governo da Paraíba, por meio do programa Vacina Mais Paraíba, oferecerá incentivo financeiro às gestões municipais que apresentarem melhora na aplicação de doses da vacina contra o sarampo.

A SES reforça a importância da participação das famílias. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes aos postos de vacinação, portando a caderneta para verificação e atualização das doses necessárias.

A vacinação é uma estratégia segura e eficaz para proteger a população contra doenças que podem ser evitadas. A atualização da caderneta ajuda a manter a saúde individual e coletiva, especialmente em um cenário de possíveis reintroduções de vírus já controlados.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.