28/09/2025 às 16:27
A Paraíba encerrou a semana com um saldo positivo para a fila de transplantes: foram realizadas três doações de múltiplos órgãos em diferentes regiões do estado, transformando a vida de 15 pessoas. Os procedimentos foram registrados no Hospital Regional de Patos, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Na mais recente doação, realizada na tarde da sexta-feira (26), no Hospital Metropolitano, uma paciente de 51 anos tornou-se doadora de fígado, rins e córneas, ajudando a transformar a vida de cinco pessoas que aguardavam em lista de espera.
Com essas três doações, a Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, reforça a importância da solidariedade das famílias e o impacto direto desse gesto na vida de pacientes que aguardam por um transplante.
“Cada doação representa esperança e recomeço para quem está na fila de espera. É muito significativo ver famílias em diferentes regiões do estado dizendo sim à doação de órgãos e salvando vidas”, destacou a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.
Ela ainda ressalta que o processo de doação envolve um diálogo humanizado e respeitoso com as famílias, conduzido pelas equipes da Central de Transplantes. “Tudo é feito com muito respeito e responsabilidade por nossos profissionais, compreendendo a dificuldade do momento vivido pelas famílias,” explica.
De janeiro até agora, já foram registradas 33 doações de múltiplos órgãos e a Paraíba já soma 172 transplantes realizados em 2025.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera