08/08/2025 às 18:39
A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa quinta-feira (7), a 24ª doação de órgãos de 2025. A doação aconteceu no Hospital Estadual de Emergência e Trauma de Campina Grande, e teve como doadora uma mulher de 56 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).
A paciente chegou ao hospital no último domingo, e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o diagnóstico de morte encefálica. A família optou pela autorização da doação, tendo sido doados o fígado e as córneas.
O fígado foi encaminhado para uma paciente de 52 anos do estado de Pernambuco, e as córneas foram destinadas ao Banco de Olhos, onde são armazenadas e avaliadas para posterior cirurgia.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, ressalta a transformação de vida por meio da doação e transplante de órgãos. “Só através da autorização das famílias, é possível acontecer a fiação e consequentemente os transplantes. O gesto salva vidas e transforma dor em esperança. Dessa vez, três pessoas deixarão a lista de espera,” pontuou.
Em 2025 a Paraíba já realizou 122 transplantes de órgãos e tecidos e 818 pessoas ainda aguardam na lista de espera.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera