Sousa/PB -
Salvando Vidas

Central Estadual de Transplantes registra 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba

Devido à necessidade da realização de um exame específico, o paciente precisou ser transferido para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, onde ocorreu a captação.

Da Redação Repórter PB

17/06/2025 às 14:50

Imagem 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba

16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, nessa segunda-feira (16), a 16ª doação de múltiplos órgãos de 2025. Foram doados o fígado, os rins e as córneas.

O ato partiu da família de um paciente de 47 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, vítima de uma encefalopatia hipóxico-isquêmica. Devido à necessidade da realização de um exame específico, o paciente precisou ser transferido para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, onde ocorreu a captação.

Após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos e tecidos, possibilitando que cinco pessoas fossem retiradas da lista de espera por um transplante. A logística de captação foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes. Para a família do doador, o gesto significa a continuidade da vida.

“O que leva a gente a ter esse tipo de atitude é justamente o fato de poder contribuir e ajudar pessoas que estão, de alguma maneira sofrendo, precisando da doação de um órgão”, declarou o cunhado do doador.

Ele ainda destacou a importância de sensibilizar a população para a necessidade de mais doações. “Mais do que isso, esse momento é também sobre a importância de outras famílias terem essa iniciativa para que outras pessoas de diversos lugares, e que estão sofrendo necessidades, sejam contempladas. Esse é o apelo que nós fazemos e é muito gratificante saber que, de alguma maneira, podemos contribuir para salvar a vida de alguém”, finalizou.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, reforçou que essa é a segunda doação registrada pela Central em menos de uma semana. “Na última quinta-feira, tivemos uma doação em Campina Grande, e agora registramos mais um ato de generosidade de outra família. Cada autorização representa esperança para quem aguarda na lista de espera. Por isso, é fundamental que as famílias conversem sobre o tema e conheçam o desejo de seus entes queridos. Em menos de uma semana, dez pessoas tiveram suas vidas transformadas com um ‘sim’ que salva”, enfatizou.

Com a nova captação, a Paraíba mantém o ritmo positivo de doações em 2025, já tendo beneficiado 62 pacientes paraibanos com transplantes de órgãos e tecidos.

Como ser doador - Para ser doador de órgãos e tecidos, basta informar à família sobre a decisão. No momento oportuno, são os familiares de primeiro grau que autorizam o procedimento. Não é necessário deixar autorização por escrito.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.