Sousa/PB -
Auxiliando as Mamães

Posto de coleta de leite materno do Edson Ramalho auxilia mães com dificuldades na amamentação

Com o posto de coleta, vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral, as mães alimentam os bebês que não podem ser amamentados, e recebem doações de mães internas ou até externas, garantindo a saúde de seus filhos.

Por Redação do Reporterpb

17/04/2024 às 20:32

Imagem Posto de coleta de leite materno do Edson Ramalho auxilia mães com dificuldades na amamentação

Posto de coleta de leite materno do Edson Ramalho auxilia mães com dificuldades na amamentação ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) – unidade pertencente à rede estadual de saúde – auxilia as mães com dificuldades na amamentação e possibilita aos recém-nascidos o acesso ao alimento essencial à sua saúde. Com o posto de coleta, vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral, as mães alimentam os bebês que não podem ser amamentados, e recebem doações de mães internas ou até externas, garantindo a saúde de seus filhos.
 
Conforme a coordenadora de Enfermagem da Maternidade do HSGER, Jaine Galdino, o leite é liberado apenas por prescrição médica e para suprir a necessidade dos recém-nascidos que estão na UTI neonatal e unidade de cuidados intermediários (Ucin). “Geralmente, o leite coletado é usado para bebês prematuros, que estão em respirador e não podem mamar no seio da mãe. Há também os casos de bebês prematuros que ainda não têm a coordenação da sucção e deglutição e precisam fazer uso de sonda”, explicou.
 
A agricultora Renata Miranda veio do município de Gado Bravo para tratar do sistema respiratório de seu filho, que nasceu prematuro. Ele está internado na UTI neonatal, sendo alimentado pelo leite da mãe, mediante ordenha no Posto de Coleta. “Ele não conseguia mamar, e precisou ser internado porque o pulmão estava imaturo”, contou Renata Miranda. Mãe de mais duas crianças, ela está alojada na Casa das Mães, recebendo o apoio dos profissionais de saúde.
 
A história da técnica de enfermagem Maria José Oliveira envolve doação, mas é um pouco diferente. Nos primeiros dias de nascimento do seu bebê, ela percebeu que tinha leite em excesso e resolveu doar. Contudo, ela parou de produzir o alimento e seu filho recebeu leite doado. “Essa situação durou uns dias, mas no momento em que eu pude pegar meu filho nos braços e amamentá-lo foi uma emoção grande, até chorei. Eu esperei 15 anos que ele chegasse e ele veio”, disse emocionada.
 
Para a auxiliar de serviços gerais Maria Renata dos Santos, a amamentação representa uma conexão única entre ela e sua filha, nascida no HSGER. “É um momento meu e da minha bebê que não tem explicação. É um amor incondicional. É perfeito amamentar essa princesa que eu passei nove meses esperando pra ver e sentir. A amamentação é como a transmissão do meu amor”, comentou.
 
Arrecadação - Segundo a coordenadora de Enfermagem da Maternidade, após a realização da ordenha no Posto de Coleta, a equipe armazena o leite em um pote de vidro com tampa de plástico rosqueável dentro do freezer. O recipiente é identificado com nome completo da paciente, data do parto, data da coleta e o horário, sendo enviado para o Banco de Leite Anita Cabral.
 
“O leite passa pelo processamento de pasteurização, é testado e abastece os postos de coleta do estado”, explicou Jaine Galdino. Segundo ela, a quantidade de leite ministrada depende do peso e da aceitação do bebê. As refeições são a cada três horas, totalizando oito, ao dia.
 
Como doar - O Posto de Coleta do HSGER funciona 24 horas e está disponível às mães que têm filhos na maternidade do Hospital, bem como às mães da comunidade que tenham leite excedente e queiram doar. Para isto, basta entrar em contato com o Posto de Coleta pelo telefone 3211-7176. A equipe vai dar as orientações para realização do cadastro e recebimento do material para armazenamento do leite.
 
“A mãe recebe um kit para realizar o armazenamento e uma profissional do setor entra em contato com ela para realizar essa coleta em sua residência, que pode ser feita três vezes na semana – às segundas, quartas e sextas-feiras”, afirmou Jaine Galdino. O HSGER é gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertence à rede estadual de saúde.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.