Sousa/PB -
Solidariedade

Unidade Móvel do Hemocentro vai ao município de Monteiro e coleta mais de 100 bolsas de sangue

A ação começou às 8h e se estendeu até as 16h, em frente ao Centro de Atendimento à Saúde da Mulher.

Por Redação do Reporterpb

20/02/2024 às 17:42

Imagem Unidade Móvel do Hemocentro no município de Monteiro

Unidade Móvel do Hemocentro no município de Monteiro ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Com o objetivo de captar e fidelizar os doadores de sangue, garantindo assim os estoques de sangue para distribuição de hemocomponentes para a rede hospitalar e unidades de pronto atendimento no Estado, o Hemocentro da Paraíba levou a nova Unidade Móvel de Coleta para o município de Monteiro. Com grande receptividade por parte da população, foram coletadas nesta terça-feira (20) mais de 100 bolsas de sangue e realizados 10 cadastros de doadores de medula óssea. A ação começou às 8h e se estendeu até as 16h, em frente ao Centro de Atendimento à Saúde da Mulher.

A nova Unidade Móvel, a quinta em ação no Brasil, foi adquirida ano passado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e do Hemocentro da Paraíba, um investimento de cerca de R$ 3 milhões, cuja finalidade é aproximar a população do local da doação voluntária de sangue.

Moradores de Sumé, São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Serra Branca, Prata e outros municípios do Cariri paraibano participaram da mobilização de solidariedade. A nova Unidade Móvel foi reconhecida como uma importante conquista que veio facilitar a doação voluntária de sangue.

A primeira doadora da ação, Erika Tais do Nascimento, 29 anos, estava acompanhada do pai Vadeilton Monteiro. Ambos fizeram a doação e expressaram seu contentamento com o ato. “Agradecemos a toda equipe, todo o acolhimento e paciência. É muito bom ser doadora e ajudar quem precisa; a doação é um gesto que salva vidas”, afirmou Erika. O poeta João Batista também estava satisfeito. “Quando a gente doa, fica até mais bonito”, brincou, enquanto fazia o cadastro para fazer a doação.

Já o estudante Lucas Lopes de Almeida, 18 anos, doador de primeira vez, ficou um pouco nervoso, mas ao concluir o processo da doação irradiava contentamento. “É gratificante saber que você está ajudando outra pessoa”, declarou. Ele conta que acompanha as redes sociais do Hemocentro e após ver uma postagem informando que a Unidade Móvel de Coleta estaria em Monteiro já se programou para participar. “Moro em Sumé, distante cerca de 30 km, e saí de casa por volta das 6 horas para realizar meu sonho de me tornar um doador. Em 20 minutos estava aqui, demorei um pouco mais para me tornar um doador, agora estou feliz e realizado”, relatou.

A diretora da Agência Transfusional de Monteiro que integra a Hemorrede Estadual, Joyce Cavalcante, mobilizou toda a equipe para trabalhar na ação. Além disso, contou com apoio da direção do Hospital Regional Santa Filomena.

A diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, participou da coleta e destacou a importância da nova Unidade Móvel para incentivo da doação de sangue como também um considerável aumento dos estoques de sangue. O Hemocentro é o único Centro de Referência em Hematologia e Hemoterapia do Estado.
Nesta quarta-feira (21), a partir das 7h, a Unidade Móvel estará em Princesa Isabel, onde será realizada um coleta externa na Praça das Estrelas até as 15h.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.