Sousa/PB -
LIRAA

Secretaria de saúde informa que realizara último levantamento rápido do índice de infestação por Aedes Aegypti, em Aparecida

Os imóveis que serão visitados são sorteados pelo o sistema do Ministério da Saúde

Da Redação Repórter PB

23/11/2021 às 17:23

Tamanho da fonte

A Secretaria de Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, informa que vai realizar o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) neste ano, no período de 29 de novembro à 02 dezembro. O LIRAa consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti em cada localidade.


Os Agentes de Combate as Endemias (ACEs) vai vistoriar 240 imóveis, (casas, terrenos baldios, comércios e prédios públicos) para identificar focos do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.  Os imóveis que serão visitados são sorteados pelo o sistema do Ministério da Saúde.

Os dados auxiliam o município a discutir e direcionar ações para áreas apontadas como críticas, além de avaliar as atividades desenvolvidas, o que possibilita a otimização de recursos humanos e materiais disponíveis.

Levantamento

O último LIRAa, realizado em setembro de 2021, apontou um índice de infestação predial (IPP) de 2.2%, dado este que o município se encontra em situação de alerta.

O Coordenador da Vigilância Ambiental reforça que, apesar de ter agido de forma eficiente para evitar o surto da doença, é fundamental a participação da população aparecidense no combate à dengue, pois a maioria dos focos continua sendo encontrado nas residências.

É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando todo material necessário para o desenvolvimento das atividades, além do uso de EPIs adequado (Máscara, luvas e álcool 70%).


Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.