Sousa/PB -
Planejamento

Regionalização da saúde: SES, Cosems e Ministério da Saúde discutem fortalecimento do processo na PB

Entre os temas debatidos, um dos destaques foi o Projeto FortaleCIR, que tem como objetivos fortalecer as 16 Comissões de Intergestores Regionais (CIR) na Paraíba, sensibilizar e empoderar os gestores municipais.

Da Redação Repórter PB

21/05/2021 às 15:49

Imagem

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta sexta-feira (21), de discussão do fortalecimento da regionalização da saúde na Paraíba, junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (Sems). A conversa aconteceu durante reunião on-line, das 9h às 12h. O objetivo foi ampliar a integração dos projetos da SES, Cosems e Sems voltados para o fortalecimento do planejamento regional e governança da Rede de Atenção, pactuar o início da Fase II do Projeto FortaleCIR e alinhar acerca das Conferências Municipais de Saúde, diante da pandemia.


A secretária executiva da SES, Renata Nóbrega, participou da reunião e lembrou que é muito importante o Ministério estar perto da SES e dos secretários municipais nesse processo. “É uma alegria enorme esse momento, pois o SUS vive um grande desafio, mas, para além da Covid, temos várias outras doenças e precisamos caminhar em paralelo à pandemia”, falou.

“Qualquer estado só vai adiante se tiver o avanço regional. E a Paraíba vem avançando muito porque existe essa união entre nós”, declarou a presidente do Cosems, Soraya Galdino. 

Para a superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Eridan Pimenta, este é o momento propício para o fortalecimento regional. “Temos que jogar todas a nossas fichas e não retroceder”, disse.  

Entre os temas debatidos, um dos destaques foi o Projeto FortaleCIR, que tem como objetivos fortalecer as 16 Comissões de Intergestores Regionais (CIR) na Paraíba, sensibilizar e empoderar os gestores municipais. 

A CIR é formada por secretários de saúde municipais que se articulam para pensar e levar melhorias para uma determinada região. Atualmente, a Paraíba é dividida em três Macrorregiões e 16 Regiões de Saúde. Desde 2011, existem as CIR para pactuarem a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em Redes de Atenção. Elas funcionam como um espaço de pactuação e deliberação entre os gestores regionais. O objetivo de fortalecê-las é para ampliar a capacidade gestora regional para enfrentar os principais problemas de saúde de cada área.

“Com a pandemia, tivemos que reinventar maneiras de fortalecer a regionalização. É o FortaleCIR que vai nos dar subsídios para isso, pois nenhum município avança sozinho”, concluiu Soraya. 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.