Sousa/PB -
Evento

Residências médica e multiprofissional terão formatura on-line

Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia será on-line, às 19h

Da Redação Repórter PB

03/03/2021 às 19:26

Imagem

Tamanho da fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), realiza nesta sexta-feira (5), a formatura dos programas de residências médica e multiprofissional. Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia será on-line, às 19h.

Ao todo, 43 alunos concluíram o programa, sendo 11 sanitaristas (dois enfermeiros, um farmacêutico, dois fisioterapeutas, um odontólogo, dois assistentes sociais, um nutricionista, dois psicólogos), 13 profissionais em Saúde da Criança (quatro enfermeiros, um fonoaudiólogo, dois farmacêuticos, dois fisioterapeutas, dois nutricionistas, um psicólogo, um assistente social) e dois cirurgiões traumatologistas bucomaxilofaciais (estes sendo da primeira turma a ser formada pela SES). Também se formaram médicos anestesiologistas, dois ginecologistas e obstetras, seis médicos de Família e Comunidade, um em medicina intensiva e quatro em ortopedia e traumatologia.

“É um momento muito importante, após um período de dois ou três anos, os residentes concluem essa etapa de formação e são profissionais que estão procurando um aprofundamento em determinada área. Esses profissionais são formados nos serviços do Estado, nos Hospitais Regionais, junto às Gerências Regionais de Saúde e, com isso, nós fortalecemos a assistência aos usuários da rede pública de saúde”, disse o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Já o coordenador do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB, Pedro Alberto Lacerda Rodrigues, pontuou que essa formação é voltada para as necessidades da população da Paraíba. “É de suma importância a inserção desses profissionais para a realidade do Sistema Único de Saúde, uma vez que as potencialidades e fragilidades encontradas possam ser sanadas e prestar serviço de qualidade para a população. Tenho certeza absoluta que o Estado ganha muito por termos profissionais de saúde formados dentro desse conceito da saúde pública”, comentou.”, afirmou.

Na segunda-feira (1º), as novas turmas dos Programas de Residência da SES iniciaram as atividades com aula inaugural e boas vindas dadas também de forma virtual.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.