Sousa/PB -
SAÚDE BUCAL

Assembleia aprova projeto que institui Programa Sorriso Saudável na terceira idade; 40% dos idosos perderam todos os dentes

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNA) do IBGE, 40% da população acima de 60 anos já perderam todos os dentes.

Da Redação Repórter PB

02/03/2021 às 13:47

Imagem

Tamanho da fonte

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (2), o projeto de Lei 615/19, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que cria o programa Sorriso Saudável na terceira idade, que é voltado para pessoas que moram em clínicas, residências geriátricas, instituições de longa permanência, casas-lares ou similares. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNA) do IBGE, 40% da população acima de 60 anos já perderam todos os dentes.

“É importante salientar que os idosos que residem em instituições de longa permanência na maior parte das vezes dependem de iniciativas mantidas com recursos públicos assistenciais. Por isso, contamos com a sensibilidade do Governo do Estado para apoiar essa iniciativa”, destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o projeto está alinhado a diretrizes norteadoras definidas na política nacional de saúde bucal, no Estatuto do Idoso, bem como diversas legislações referentes ao idoso existente no estado, que pressupõem o respeito e a garantia à saúde das pessoas com essa faixa etária, e que o serviço de saúde seja organizado com base no acolhimento do usuário, garantido por equipe multiprofissional capaz de promover a humanização das relações estabelecidas.

“Segundo especialistas, a saúde bucal em idosos passa por um quadro severo, apresentando alto nível de indivíduos desprovido de prótese, podendo contribuir para afetar o nível nutricional, o bem estar físico e mental”, destacou Jutay Meneses.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.