Denge

Saúde promove ‘Dia D’ de combate ao Aedes em Campina Grande

O evento ocorre das 8h às 12h, na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (6) o ‘Dia D’ de combate e enfrentamento às arboviroses (doenças provocadas por mosquitos). O evento ocorre das 8h às 12h, na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande. No local, além dos momentos de explicações sobre as doenças, serão disponibilizados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s); de glicemia; aferição da pressão arterial e vacinação do sarampo para adulto, além de difteria e tétano.

O objetivo principal é sensibilizar a população da responsabilidade que todos temos em combater o mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zyka e Chikungunya), visando o enfrentamento das arboviroses.

“A importância desta ação é no tocante à sensibilização da população com relação ao seu papel neste processo. Ela precisa entender sobre o risco destas doenças e ser protagonista na luta onde todos devem fazer a sua parte”, observou a gerente da 3ª Regional de Saúde, da SES, Joelma Greicy Fernandes.

Durante a ação, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campina a Grande, a Gerência de Vigilância Ambiental da cidade vai distribuir hipoclorito de sódio e piabas – peixes pequeninos que combatem as larvas dos mosquitos. Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) também vão distribuir panfletos com orientações educativas.

A ação de combate às arboviroses terá continuidade nas comunidades, durante todo o primeiro semestre de 2020, com mobilizações, palestras nas unidades de saúde; escolas; clubes de mães e associações de moradores.

Repórter PB

Destaques