Sousa/PB -
Atenção Doadores

Hemocentro da Paraíba realiza evento sobre anemia falciforme sexta-feira

O Hemocentro da Paraíba é o Centro de Referência para o diagnóstico da doença anemia falciforme.

Da Redação Repórter PB

27/11/2019 às 18:44

Tamanho da fonte

Em alusão à Semana da Consciência Negra, o Hemocentro da Paraíba promoverá um encontro para pessoas portadoras de anemia falciforme para um momento de interação. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no auditório da instituição. Haverá lanche e sorteio de brindes para os participantes.

“O objetivo é sensibilizar a população para a importância do diagnóstico correto e precoce da doença, além da atualização do cadastro junto ao Ministério da Saúde”, esclareceu a hematologista do Hemocentro, Sandra Sibelle.

A anemia falciforme é uma doença hereditária e hematológica que provoca alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Segundo a enfemeira das Webhemoglobinopatias do Hemocentro da Paraíba, Edilma Cassaretto, 145 pessoas com a doença estão cadastradas no Hemocentro.

No primeiro semestre deste ano, o Laboratório de Hemoglobinopatias do Hemocentro realizou 220 exames de eletroforese de hemoglobinopatia. O exame laboratorial é específico para o diagnóstico da doença, mas ela pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.

O Hemocentro da Paraíba é o Centro de Referência para o diagnóstico da doença anemia falciforme.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.