Sousa/PB -
Evento

Mostra da Saúde promove diálogos e trocas de experiências exitosas no SUS

Para a secretária municipal de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, fazer essa integração da Vigilância com a Atenção Básica é um ponto de muita relevância do evento.

Da Redação Repórter PB

11/07/2019 às 19:16

Imagem Sus

Sus ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Espaço reservado para compartilhar as experiências exitosas da saúde pública, a segunda edição da Mostra Paraíba Aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária começou nesta quinta-feira (11), no município de Sousa. O evento, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa.

Mais do que uma exposição de trabalhos, a agenda tem o compromisso de realizar uma troca de experiências entre os municípios da 3ª Macrorregião de Saúde, sede Sousa. Neste espaço, pessoas apresentam de forma variada o que o Sistema Único de Saúde tem de bom, o que tem dado certo em cada território. Para a secretária municipal de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, fazer essa integração da Vigilância com a Atenção Básica é um ponto de muita relevância do evento.

“Essa integração é importante para ter um bom funcionamento, uma boa assistência e para promover uma boa qualidade de saúde para os nossos munícipes. Sousa teve 7 trabalhos aprovados e esse é o momento de mostrar o que fazemos de melhor para servir de modelo para outros municípios. E que a gente possa aprender também com outras experiências para apresentar melhorias e uma saúde de qualidade para os nosso usuários”, observa.

O evento começou com uma apresentação cultural. Em seguida, a orientadora pedagógica do Sesc Paraíba, Karla Gomes, apresentou um monólogo do Projeto Sofia, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para tratar de assuntos e fatos da realidade. “Estou feliz em estar presente na Mostra, essas experiências precisam ser partilhadas e o evento traz essa visibilidade do trabalho que está sendo desenvolvido na Paraíba”, comentou.

A Mostra seguiu com a formação da mesa e a fala das autoridades presentes. A presidente do Cosems PB, Soraya Galdino, destacou o número de trabalhos inscritos na macrorregião que passou de 50 e agradeceu a parceria da SES para a realização do evento.

“Temos uma gama de experiências vivenciadas e isso me deixa muito orgulhosa de fazer parte de um SUS que funciona. Esse é o SUS que a gente quer mostrar. O evento tem o objetivo de motivar o profissional, de dar visibilidade às experiências que deram certo, mostrando que é possível sempre dar um atendimento de qualidade para a população”, pontua.

Já a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, afirma que a expectativa é que a Mostra tenha um ótimo alcance. Para ela, o evento possibilita o fortalecimento da organização das Redes de Atenção à Saúde com foco principal na Vigilância e Atenção Básica.

“Hoje estaremos dialogando sobre esses trabalhos dos municípios da região. Três serão premiados para serem apresentados no Congresso dos secretários municipais de saúde em agosto. Esse é um movimento importante pra que a gente consiga, de fato, efetivar e mostrar o fortalecimento da potencialidade do SUS na qualidade da assistência à população”, afirma.

Dando continuidade, duas salas foram separadas para as apresentações dos trabalhos. Ao final do dia, nove trabalhos foram premiados, sendo três em cada categoria: melhores experiências da 3ª Macrorregião etapa Patos, melhores experiências do Eixo Temático Vigilância em Saúde e melhores experiências do Eixo Temático Atenção Básica.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, avalia o dia como produtivo, destacando uma experiência que chamou sua atenção. “Concluímos o dia de hoje com a socialização e discussão de ótimas experiências que vêm acontecendo em municípios como Uiraúna, onde os alunos são atores no combate do Aedes. Dessa forma integrada, vigilância e atenção primária, podemos potencializar ações e promoções de saúde com melhores resultados”, concluiu.

A II Mostra Paraíba Aqui tem SUS segue para Patos nesta sexta-feira (12), onde serão apresentados 24 trabalhos referentes aos municípios de Catingueira, Condado, Mãe D´Água, Patos, Santa Luzia, Teixeira, Aguiar, Coremas, Nova Olinda, Santa Inês, Santa dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande e Princesa Isabel. O evento tem continuidade no dia 16 de julho, com apresentações da 2ª Macrorregião em Campina Grande. No dia 17 a Mostra acontece em João Pessoa com as apresentações das experiências da 1ª Macro.

Trabalhos Premiados

Melhor Experiência 3º Macrorregião, etapa Sousa:

1º lugar - Uso de Tecnologia em Saúde Durante Ação do Programa Saúde na Escola sobre Alimentação Saudável e Atualização Vacinal para Crianças na Atenção Básica em Saúde - Rayrla Cristina de Abreu, do município de São José de Piranhas.

2º lugar - Envelhecer com Saúde em Triunfo - Paraíba: Um Coletivo que busca qualidade de vida em meio às ameaças existenciais - Luciane Valéria Dias, do município de Triunfo.

3º lugar - Cicatrização de Úlcera de Estase Venosa em membros inferiores com curativo compressivo multicamadas de longa duração: Um relato de experiência exitosa - Maria Enoi Gadelha, do município de Santa Helena

Melhor Experiência do Eixo Temático Vigilância em Saúde:

1º lugar - Agentes Mirins na escola no enfrentamento ao redes aegypti - Izabel Cristina de Freitas, do município de Uiraúna.

2º lugar - A importância da Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica no Controle das Arboviroses no município de São Domingos - Roseane Gomes Trigueiro, do município de São Domingos.

3º lugar - Relato de Experiência: Plano piloto no combate ao Aedes aegypt. Controle Biológico por meio do peixamento no município de Sousa - Maria de Lourdes Leite, do município de Sousa.

Melhor Experiência do Eixo Temático Atenção Básica:

1º lugar - Qualidade de vida no ambiente de trabalho: Intervenção do NASF AB na rotina local - Weslley Epifanio Sarmento, do município de Uiraúna.

2º lugar - Implantação de consultório odontológico em uma unidade de pronto atendimento 24h no município de Sousa-PB: Um relato de experiência - Jucemara Gomes, do município de Sousa.

3º lugar - Horta de plantas medicinais: Quando o envelhecer com saúde possibilita espaços de cuidados sustentáveis - José Olivandro Duarte, do município de Triunfo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.