Sousa/PB -
Evento

Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador de Sangue e agradece ação

A data festiva tem o objetivo de agradecer o empenho dos doadores e sensibilizar cada vez mais a população para a importância da doação de sangue.

Da Redação Repórter PB

14/06/2019 às 17:06

Imagem Hemocentro

Hemocentro ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Hemocentro da Paraíba comemorou, nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento contou com a presença da banda de forró Os Gonzagas e dos super-heróis Batman, Flash e da boneca Emília, do grupo Ani Monteiro. A data festiva tem o objetivo de agradecer o empenho dos doadores e sensibilizar cada vez mais a população para a importância da doação de sangue.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, agradeceu ao doador de sangue e enalteceu aqueles que regularmente doam sangue. “Esse gesto tão significativo é fundamental para preservação da vida de dezenas de pacientes. O doador de sangue é um herói que salva vidas de pessoas que muitas vezes ele nem conhece”, enfatizou.

O diretor-administrativo do Hemocentro da Paraíba, Luciano Sorrentino, ressaltou que, além de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a comemoração chama a atenção para a doação regular e é uma oportunidade para reforçar o estoque do Hemocentro.

A coordenadora de Ações Estratégicas, Elaine Farias de Santana, destacou que a festa do doador traz resultados significativos para a instituição. “Estamos muito felizes e satisfeitos com essa ação. Acredito que vai ajudar bastante a captação por fortalecer nosso estoque para os próximos meses, quando há uma demanda maior por sangue, devido aos acidentes e pelo afastamento do doador regular, por conta do período de festas e férias”, disse Elaine Santana.

O carteiro José Carlos foi surpreendido pela festa do Dia Mundial do Doador. Ao chegar ao Hemocentro, ele se encantou. “Gostei da homenagem, não sabia que ia ter apresentação dos Gonzagas e que iria me encontrar com o Batman em pleno Hemocentro”, comentou.

Vinícus de Brito Castro, que realizou sua primeira doação de sangue, também afirmou estar satisfeito. “Tudo está muito organizado e bonito, as pessoas que trabalham no Hemocentro são muito receptivas e deixam a gente muito a vontade. Hoje, em especial, com o forró dos Gonzagas e a presença dos super-heróis, eu estou me sentido muito à vontade para doar sangue e já tenho uma certeza: vou voltar assim que estiver no tempo para mais uma doação”, declarou.

A vocalista da banda Os Gonzagas, Maria Kamila, afirmou que o grupo já abraçou a causa da doação e com alegria é padrinho da festa do doador. “A doação de sangue é uma causa nobre, humana; todo mundo tem que abraçar e pensar que está contribuindo para a salvação de muitas vidas, então a gente se sente muito feliz por estar aqui”, afirmou Kamila.

O forró da banda Os Gonzagas contagiou a todos que aguardavam na sala de recepção. Um dos momentos mais empolgantes foi uma animada quadrilha improvisada formada por doadores e funcionários do Hemocentro.

Para Magno Monteiro, o Batman do grupo Ani Monteiro, os doadores de sangue são heróis da vida real. “Quem doa sangue tem o poder de salvar vidas e assim se tornam verdadeiros heróis. Nós (Batman, Flash e a Emília) estamos aqui representando vocês, queremos homenageá-los e dizer obrigado”.

Homenagem - Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14/6/1868 – 26/6/1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias características dos diversos tipos sanguíneos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.