Sousa/PB -
Fórum

Saúde discute descentralização do tratamento da sífilis com profissionais da atenção primária de Santa Rita

O Fórum é apenas uma das ações do plano integrado de enfrentamento à sífilis realizado pela SES

Da Redação Repórter PB

03/04/2019 às 18:21

Imagem Forum

Forum ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, na manhã desta quarta-feira (3), do I Forum de Implantação do Plano Integrado de Enfrentamento à Sífilis. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita e teve como público-alvo médicos e enfermeiros da atenção primária do município.

De acordo com a chefe do Núcleo de IST/AIDS da SES, Joanna Ramalho, o objetivo da agenda é levar a discussão da sífilis para o município, para que se inicie, no local, o tratamento da sífilis na atenção básica. “É preciso frisar que Santa Rita é mais um município da Paraíba a aderir à descentralização do tratamento da sífilis, que até então é feito pelo Hospital local do município”, pontua.

A técnica do Ministério da Saúde e apoiadora do projeto Sífilis Não, Luciane Carvalho, destaca a importância do plano de enfrentamento à sífilis e elogia a iniciativa dos órgãos envolvidos na realização do projeto como o Ministério Público e os Conselhos de Enfermagem, Medicina e de Farmácia. “A gente tem como premissa justamente o combate à
sífilis. O Fórum marca o início da administração da penicilina nas Unidades Básicas de Saúde em Santa Rita e com isso vai ser mais rápida a resposta à Sífilis para os usuários”, afirma.

Para a secretária de Saúde de Santa Rita, Maria do Desterro Diniz Catão, o evento é um passo importante para a saúde pública do município. “A gente entende que a mão de obra principal é o profissional. Então, não adianta adotar uma estrutura de ponta, com equipamentos de primeiro mundo, se a gente não tem uma equipe qualificada e disposta a trabalhar e a contribuir”, completa.

O Fórum é apenas uma das ações do plano integrado de enfrentamento à sífilis realizado pela SES. Joanna explica que o projeto se inicia primeiro com o desenho do município e a situação com relação à doença. “Depois trabalhamos o treinamento de teste rápido e depois implantamos o tratamento na atenção primária de saúde. Durante o mês de abril ainda teremos o Dia D de combate à sífilis e outras ações tanto aqui como em outros municípios da Paraíba”, concluiu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.