Sousa/PB -
Tratamento

Paciente do Hospital do Bem que recebeu cateter implantável faz primeira sessão de quimioterapia com o dispositivo

O cirurgião oncológico responsável pelo procedimento de implantação do cateter, Dr. Wostenildo Crispim, e a responsável técnica da quimioterapia do Hospital do Bem

Da Redação Repórter PB

15/02/2019 às 20:41

Tamanho da fonte

Menos de 48 horas depois da cirurgia de implantação de um cateter venoso, a paciente do Hospital do Bem, Renata Cristina Silva Gomes, de 31 anos, já fez sua primeira sessão de quimioterapia utilizando o dispositivo. A sessão de quimio foi feita na manhã desta sexta-feira (15) e foi acompanhada pela oncologista Nayarah Castro, que é a médica responsável por Renata, cujo tratamento foi iniciado em outubro do ano passado. O cirurgião oncológico responsável pelo procedimento de implantação do cateter, Dr. Wostenildo Crispim, e a responsável técnica da quimioterapia do Hospital do Bem, Marlira Freitas, também acompanharam a primeira sessão de quimio da paciente após o procedimento cirúrgico.

A paciente, que trata de um câncer de mama, estava com dificuldades de acesso venoso para realização do tratamento quimoterápico, daí a indicação da implantação do cateter. Renata, que é técnica de enfermagem e assistente social, mora em Patos e descobriu o câncer no seio em outubro do ano passado, após uma biopsia. Ela disse que houve uma diferença gritante entre as sessões anteriores de quimio e a desta sexta-feira. “Antes, eu não podia me movimentar, hoje eu pude ficar deitada, sentada, me movimentar. A diferença com o cateter é enorme. Muito mais tranquilo e menos dolorido. Já teve sessão de eu ter que ser furada cinco vezes para aplicação do remédio. Hoje fiquei com meus braços livres. Foi muito melhor”, disse ela.

Renata falou ainda da sua surpresa com os serviços oferecidos pelo Hospital do Bem e pela excelência do atendimento que ela teve e continua recebendo. “Desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e, mais recentemente, pelas sessões de quimioterapia e agora com a implantação deste cateter, eu só tenho a agradecer aos profissionais do Hospital do Bem. A gente pensa que porque é pelo SUS não teremos um atendimento, nem um serviço deste nível, mas posso assegurar que o que eu estou tendo de atenção, carinho, cuidado e tratamento aqui supera muitos hospitais particulares, isso sem falar na estrutura do Hospital e, sobretudo, na equipe de profissionais daqui. Se eu fosse atribuir uma nota seria nota mil”, reiterou a paciente que já entrou na sexta semana de tratamento quimioterápico. No caso dela, ainda há 14 semanas de tratamento a cumprir.

De acordo com Dr. Wostenildo Crispim, a evolução da paciente foi bem satisfatória. “Antes da sessão de hoje fizemos o teste de refluxo e de fluxo, com resultados positivos, fizemos a lavagem, que a gente chama de manutenção dos receptores de titânio, que fica no subcutâneo da paciente junto com um dispositivo de silicone interno, também com resultados positivos, fizemos ainda a introdução de algumas medicações antes da quimio ser iniciada e a punção foi muito boa. A paciente queixou-se de pouca dor, mesmo estando ainda com os fios da sutura, de forma que tudo aconteceu dentro do esperado e ela pôde iniciar a sessão desta semana já utilizado o cateter”, explicou o médico.

O cirurgião oncológico lembrou que esse tipo de cateter que foi implantado em Renata é indicado para pacientes que vão fazer um tratamento quimioterápico prolongado. “A principal vantagem deste dispositivo é evitar dor e desconforto pela infusão periférica. No caso de Renata, ele é importante, pois ela fará um tratamento prolongado, de 20 semanas, e já estava apresentando dificuldades para aplicação da medicação, o que não mais ocorrerá com o cateter”, observou Dr. Wostenildo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.