Sousa/PB -
Prematuridade

Maternidade Frei Damião e Banco de Leite Anita Cabral realizam atividades em alusão ao Novembro Roxo

O objetivo das ações é chamar a atenção para a importância da educação continuada com os profissionais

Da Redação Repórter PB

08/11/2018 às 20:18

Tamanho da fonte

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado mundialmente em 17 de novembro. No país, a cada 10 bebês nascidos um é prematuro. Para refletir sobre as causas da prematuridade, a Maternidade Frei Damião e o Banco de Leite Humano Anita Cabral, em parceria com a ONG Prematuros.com, realiza nos dias 13 e 14 deste mês a “I Semana Da Sensibilização para a Prematuridade" em alusão ao Novembro Roxo. Participarão profissionais de saúde da MFD e do BLHAC e pais de bebês prematuros.

De acordo com a enfermeira da Frei Damião e representante da ONG Prematuridade.com, em João Pessoa, Maria Emília Donato, o objetivo das ações é chamar a atenção para a importância da educação continuada com os profissionais e, em consequência disso, proporcionar uma melhor atenção voltada para os cuidados neonatais e as famílias destes pequenos. Além disso, lembrar a data, representar os direitos dos prematuros e lutar pelos direitos e bem-estar destes bebês e de suas famílias pondo em prática ações e iniciativas que visam reduzir a incidência da prematuridade, além de diminuir os danos causados à saúde dos bebês pelo nascimento antecipado.

A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, destacou que “os prematuros são os clientes especiais do banco de leite humano. É em prol deles que diariamente estamos na luta para conseguirmos coletar o maior volume de leite humano doado e oferecer nas unidades neonatais o produto com a melhor qualidade possível, por isso, participamos intensamente de atualizações, cursos e processo de credenciamento, para que a qualidade esteja sempre em primeiro plano. E ter esse dia para conscientizar é muito importante, pois alerta a população sobre a necessidade de ajudarmos os pequenos, ao mesmo tempo em que fortalecemos a família desses pequeninos guerreiros para que se mantenham forte na luta pelo bem estar deles”.

Programação - No dia 13, às 14h, acontecerá a exposição fotográfica “Histórias de superação”, no corredor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da MFD. No mesmo dia, no Banco de Leite Humano Anita Cabral (BLHAC), às 15h, será realizada a abertura da Semana Mundial da Prematuridade, que contará com apresentação explicando a campanha, além de encontro com pais dos prematuros. Dando seguimento às ações, às 15h30, será ministrada uma palestra sobre os cuidados com os bebês pós-alta.

Já no dia 14, às 10h, será realizada uma visita técnica ao Anita Cabral com as mães dos prematuros e às 10h30 uma roda de conversa com equipe multiprofissional, além da entrega de brindes aos pais.

Dia Mundial da Prematuridade – Considerado um dia importante para a conscientização sobre os desafios e a carga do nascimento prematuro em todo o mundo. Foi iniciado pela European Foundation for the Care of Newborn Infantis (EFCNI) e organizações europeias em 2008. Os co-fundadores internacionais LittleBigSouls (África), March of Dimes (EUA) e National Premmie Foundation (Austrália) juntaram-se às celebrações e fizeram do Dia Mundial da Prematuridade um movimento intercontinental. Em todo o mundo organizações de mais de 100 países realizam atividades para ajudar a lidar com o nascimento prematuro e melhorar a situação destes bebês e de suas famílias.

A data foi escolhida, pois este dia tem um significado muito especial e emocionante para um dos fundadores da EFCNI, após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008, ao mesmo tempo, o March of Dimes (EUA), organização de caridade americana para prematuros e recém-nascidos, teve ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro nos Estados Unidos da América (EUA).

Sobre o roxo – Simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares ao pequenino, além de significar transmutação, ou seja, mudança, a arte de transformar algo em outra forma ou substância.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.