Sousa/PB -
Avanço

Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa participam de oficina sobre cirurgia robótica

As vantagens da cirurgia robótica para o paciente foram discutidas no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, nesta terça-feira (25)

Da Redação Repórter PB

25/09/2018 às 18:34

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

As vantagens da cirurgia robótica para o paciente foram discutidas no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, nesta terça-feira (25), durante uma oficina de instrumentação em cirurgia robótica, para a equipe da Assistência, no auditório da instituição. A palestra faz parte do programa de formação continuada da unidade de saúde, que promove cursos e treinamentos para os colaboradores.

Segundo o enfermeiro e instrumentador, Jaime Fermanian, a robótica é o início do que chamamos de cirurgia digital, em que softwares e hardwares com recursos avançados potencializam a destreza e conhecimento do cirurgião, tornando os procedimentos altamente eficazes. “Aperfeiçoar a precisão cirúrgica é um dos benefícios alcançados pela robótica e que pode melhorar os resultados para o paciente durante uma cirurgia. Além disso, a tecnologia causa menos trauma ao tecido, diminuindo a resposta inflamatória da cirurgia e fazendo com que a recuperação pós-operatória seja mais rápida”, explicou.

Para a enfermeira Ednalda Ferreira, que trabalha na unidade de saúde há 15 anos, esses cursos ajudam no aperfeiçoamento profissional e pessoal. “Não perco uma capacitação, pois sei o quanto é importante nos reciclar. As pessoas acham que depois da graduação automaticamente nos tornamos enfermeiros, mas hoje sei que só a experiência de trabalho e as capacitações nos tornam melhores no exercício de nossas funções”, frisou.

Jaime Fermanian explicou que a cirurgia robótica é considerada minimamente invasiva – disponível para o tratamento de diversas patologias, pode beneficiar pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às atividades diárias.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.