O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) começou, nesta quarta-feira (22), as atividades da Capacitação no Sistema de Triagem Neonatal (SISTNN), com o objetivo de descentralizar o sistema informatizado do Teste do Pezinho (resultados online). O evento, que acontece no auditório do prédio do DataSus, foi dividido em oito dias (à tarde) e conta com a participação de profissionais de municípios das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 8ª e 11ª Gerências Regionais de Saúde.

Com o sistema informatizado, os municípios recebem online os resultados do Teste do Pezinho, agilizando e qualificando o processo. “O Lacen-PB fez um levantamento e avaliamos que alguns municípios do Estado não possuíam o sistema informatizado do Teste do Pezinho e com uma demora de pelo menos uma semana para a entrega dos resultados. Com este processo descentralizado de informações online, o prazo fica em, no máximo, dois dias”, explicou a diretora técnica do Lacen-PB, Lúcia Cristina de Aguiar.

Participam ativamente da capacitação os profissionais que trabalham diretamente nas salas de coleta das crianças no Teste do Pezinho, além dos digitadores dos dados que lidam com o sistema de informação constantemente. Os municípios fazem a coleta e registram os dados da criança e da mãe e a inserção dos dados no sistema exige atenção e qualidade, evitando a chamada “não conformidade”.

“Durante a capacitação, aproveitamos pra reforçar que o Teste do Pezinho deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida da criança; se demora a enviar a amostra para o Lacen-PB, ela pode chegar ressecada e com uma necessidade de recoleta; além da quantidade, que precisa ser ideal para que o exame não precise ser refeito. A melhoria da qualidade das amostras vai beneficiar tanto a criança, quanto a mãe, quanto o resultado”, informou Lúcia Cristina.

Os profissionais dos municípios, por meio do sistema informatizado, podem ter acesso ao laudo em tempo real. “Ficamos muito animados em poder contar com esta novidade. Já vimos alguns casos de mães que desistem de fazer o Teste do Pezinho em suas crianças por causa da demora do resultado. A internet é uma excelente ferramenta para agilizar esses resultados com ótima qualidade. Dessa maneira, a gente pode aprimorar o serviço, facilitando o trabalho e levando o melhor para a população”, disse a enfermeira Ana Karina, que atua na sala de coleta de Teste do Pezinho na Unidade Básica de Saúde no município de Nova Floresta.