Sousa/PB -
saúde

Hospital Arlinda Marques realiza atividades da campanha Julho Verde

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, programou várias atividades em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Da Redação Repórter PB

26/07/2018 às 10:36

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, programou várias atividades em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, mais conhecida como Julho Verde. Foram elaboradas atividades de educação em saúde pelas residentes em Saúde da Criança e tutores Vanessa Meira Cintra e Ana Cláudia Vieira Gomes.

As atividades ocorrem até esta quinta-feira (26) com objetivo de orientar sobre a identificação de sinais e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. As ações são direcionadas para adultos e crianças, funcionários e acompanhantes dos pacientes. Serão entregues panfletos, com exposição de banner, atividades lúdicas e distribuição do laço da campanha.

Estudos apontam que o uso de cigarro e álcool e o vírus HPV estão na lista de fatores que podem causar o câncer de cabeça e pescoço, doença que, somente em 2018, deve atingir mais de 40 mil pessoas no Brasil.

Os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) reforçam a importância do Julho Verde, campanha que faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, no dia 27 de julho. Responsável por realizar cerca de 70% das cirurgias de cabeça e pescoço do estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) apoia o Julho Verde e chama atenção, também, para a necessidade o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento da doença, que possui altas chances de cura quando detectada no início.

Câncer de cabeça e pescoço é o termo genérico que identifica os tumores malignos que se desenvolvem em áreas como boca, orofaringe, faringe, laringe e esôfago, entre outras. “Boa parte desses tumores são dependentes de fatores extrínsecos, como cigarro, bebida alcóolica e o vírus HPV, que aparece como indutor especialmente dos tumores de boca e orofaringe. Isso quer dizer que eles podem ser prevenidos”, reforça o coordenador do Serviço de Cabeça e Pescoço do HCP, dr. Leonardo Arcoverde. A associação de álcool e cigarro, por exemplo, aumenta em até 20 vezes o risco de desenvolvimento da doença.

Também é importante que a população esteja atenta quanto aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer na região.

O alerta é válido especialmente para homens a partir dos 40 anos de idade que, de forma geral, costumam ser os maiores atingidos pelas doenças. Nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, sangramento repentino no nariz em pessoas que nunca apresentaram tal quadro antes, rouquidão que ultrapassa dez dias e que vai piorando ao longo do tempo são sintomas que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que podem indicar algo grave.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.