Sousa/PB -
Treinamento

Saúde realiza capacitação sobre prevenção da raiva humana

O objetivo do treinamento foi capacitar profissionais da área de saúde na condução e atendimento das pessoas envolvidas em acidentes com animais susceptíveis da raiva

Da Redação Repórter PB

20/07/2018 às 17:11

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional em Vigilância Ambiental, realizou, esta semana, um treinamento sobre o controle da raiva animal e profilaxia da raiva humana. A capacitação ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, para alunos e professores da área de saúde, e nos municípios de Princesa Isabel e Catolé do Rocha, para médicos, enfermeiros e pessoal das salas de vacina.

O objetivo do treinamento foi capacitar profissionais da área de saúde na condução e atendimento das pessoas envolvidas em acidentes com animais susceptíveis da raiva. “O pessoal tem muita dúvida em relação ao que se deve fazer quando há uma mordida de um porco, de um cachorro, de um morcego, etc. Eles têm dúvidas em relação a isso, porque para cada espécie animal, para cada agressão de animal, eu tenho uma conduta a ser adotada. Se toma vacina, se não toma e quantas doses são para os que precisam de vacina”, explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES e ministrante da capacitação, Francisco de Assis Azevedo.

Segundo Assis, na Paraíba, aproximadamente 5 mil pessoas são atendidas por ano vítimas de acidentes com animais susceptíveis da raiva. “Esse treinamento é tão importante quanto a campanha contra a raiva, ou até mais, pois vai tratar diretamente as pessoas. A capacitação ajuda na prevenção da doença nos humanos e foi direcionada diretamente para esse pessoal que está lá na ponta, no pessoal de atenção básica, pois tudo começa lá”, observou.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.