Sousa/PB -
Campanha

Em São Francisco, Secretaria de Saúde realiza ação em alusão ao Janeiro Roxo e Janeiro Branco

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

Da Redação Repórter PB

26/01/2024 às 08:20

Imagem Ação em alusão ao Janeiro Roxo e Janeiro Branco

Ação em alusão ao Janeiro Roxo e Janeiro Branco ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

No último sábado (20), a Secretaria de Saúde, realizou em praça pública, no município de São Francisco, uma ação em alusão ao Janeiro roxo, mês de conscientização contra hanseníase e Janeiro branco, sobre saúde mental. 

Janeiro Roxo marca o combate à hanseníase

O que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2022, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 19.000 casos novos da doença.

Conheça os principais sintomas

Manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras.

Redução da sensibilidade no local associado à perda de pelos e de transpiração.

Quando o nervo de uma área é afetado, surgem dormência, fraqueza muscular e retrações (garra) dos dedos, com desenvolvimento de problemas físicos.

 Janeiro Branco: mês de conscientização pela saúde mental e emocional

Com a energia do verão e as metas de Ano Novo renovadas, as pessoas se sentem mais dispostas a sair de casa, viajar e curtir a vida com os amigos durante essa época do ano. Mas entre os pedidos tradicionais, há algum que se relaciona ao seu bem-estar psicológico? Você costuma refletir sobre a sua saúde mental?

O que é Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

Qual o seu objetivo?

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.