Sousa/PB -
eleições 2026

Troca de partidos altera cenário político na Assembleia Legislativa da Paraíba; Quem são os deputados?

Levantamento indica que pelo menos dezesseis deputados estão envolvidos diretamente nesse processo, seja com filiações já definidas, negociações em andamento

Da Redação Repórter PB

30/03/2026 às 13:51

Ads 970x250
Imagem Assembleia Legislativa da Paraiba

Assembleia Legislativa da Paraiba ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A poucos dias do encerramento da janela partidária, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) registra intensa movimentação entre parlamentares que avaliam mudanças de legenda. O prazo, que se encerra na próxima sexta-feira (03/04), permite a troca de partido sem perda de mandato e tem provocado reconfigurações no cenário político estadual.

Levantamento indica que pelo menos dezesseis deputados estão envolvidos diretamente nesse processo, seja com filiações já definidas, negociações em andamento ou indefinições estratégicas. As movimentações incluem mudanças entre partidos com atuação no campo governista e oposicionista, refletindo o reposicionamento das bases para as eleições.

Entre os casos já confirmados ou encaminhados, George Morais deve deixar o União Brasil para ingressar no PL, enquanto Caio Roberto segue caminho inverso, saindo do PL para o PSD. Camila Toscano e Tovar Correia articulam a saída do PSDB com destino ao MDB. Também há expectativa sobre a definição partidária de nomes como Chió, Dudu Soares e Eduardo Brito.

Outras movimentações envolvem Fábio Ramalho, que avalia filiação ao MDB ou PSD, e Felipe Leitão, que deve migrar do Republicanos para o MDB. Hervázio Bezerra também está de saída do PSB, com destino ao MDB. Já Júnior Araújo e João Gonçalves devem deixar o PSB para ingressar no Progressistas (PP), legenda que também recebe Eduardo Carneiro, vindo do Solidariedade, e Michel Henrique, que deixa o Republicanos.

O cenário ainda inclui a possível mudança de Nilson Lacerda, que avalia saída do União Brasil para o Republicanos, além de Dr. Romualdo, que deve deixar o MDB rumo ao PCdoB.

A reorganização partidária ocorre em um momento estratégico, com as legendas buscando fortalecer suas nominatas para a disputa proporcional. A janela partidária tem sido um dos principais instrumentos de ajuste político, permitindo que parlamentares redefinam alianças e ampliem suas perspectivas eleitorais.

Com o prazo se aproximando do fim, a expectativa é de novas confirmações e ajustes finais, consolidando o desenho partidário que servirá de base para as eleições na Paraíba.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.