Sousa/PB -
Deputado Estadual

Michel Henrique lidera audiência na ALPB sobre golpe do falso advogado

A iniciativa de Michel Henrique reuniu autoridades, representantes de entidades e vítimas do esquema fraudulento, que consiste na atuação de estelionatários se passando por advogados para aplicar golpes por meio de ligações e aplicativos de mensagens.

Por Redação do Reporterpb

12/09/2025 às 18:49

Ads 970x250
Imagem Michel Henrique lidera audiência na ALPB sobre golpe do falso advogado

Michel Henrique lidera audiência na ALPB sobre golpe do falso advogado ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma audiência pública de autoria do deputado Michel Henrique (PSB) para debater o golpe do falso advogado, prática criminosa que tem se expandido em todo o estado e causado prejuízos significativos à população e à advocacia.

A iniciativa de Michel Henrique reuniu autoridades, representantes de entidades e vítimas do esquema fraudulento, que consiste na atuação de estelionatários se passando por advogados para aplicar golpes por meio de ligações e aplicativos de mensagens.

Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a gravidade da situação e defendeu a união institucional para enfrentar o problema:

“Esses falsários pedem pagamento de taxas, trazendo informações muitas vezes verossímeis, com logomarcas de tribunais ou escritórios. Infelizmente, as pessoas caem nesse golpe, com prejuízos astronômicos. Precisamos unir todos os protagonistas, como Ministério Público, OAB, Assembleia e PROCON, para buscar soluções, responsabilizar culpados e trabalhar de forma preventiva”, afirmou Michel Henrique.

A audiência proposta pelo deputado recebeu apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), que já havia lançado uma campanha de conscientização em março. Representantes da entidade reforçaram que o exercício ilegal da advocacia ameaça a sociedade e que iniciativas como a do parlamentar são fundamentais para fortalecer a rede de proteção.

O presidente da Comissão Especial de Fiscalização do Exercício Ilegal e Irregular da Advocacia da OAB-PB, Marcelo Roberto Duarte, destacou:

“Audiências como essa, propostas pelo deputado Michel Henrique, são essenciais para conscientizar a população e fortalecer nossa atuação em defesa da justiça e da ética profissional.”

Durante a audiência, foram relatados casos de clientes que sofreram prejuízos de até R$ 100 mil. O vereador Odon Bezerra, o procurador-geral da OAB-PB, Francisco Fidelis, e outros participantes reforçaram a necessidade de medidas conjuntas entre Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Civil e Secretaria de Segurança para identificar e punir os responsáveis.

Além das falas institucionais, advogados como André Patrick relataram experiências pessoais com os golpes e alertaram para a sofisticação das fraudes, que chegam a utilizar perfis clonados e peças processuais verdadeiras para enganar as vítimas.

A audiência contou ainda com a presença de representantes de diversas entidades jurídicas e sociais, fortalecendo o debate proposto por Michel Henrique e reforçando o compromisso coletivo em combater os estelionatários que atuam sob a falsa identidade de advogados.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.