homenagem

Projeto de Wilson Filho é aprovado e homenageia ex-governador José Maranhão com concessão de Medalha na ALPB

Em 1994, elegeu-se vice-governador da Paraíba, em chapa com o ex-senador Antônio Mariz

Um projeto de resolução do deputado Wilson Filho (PTB) aprovado em sessão extraordinária no dia 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, presta uma homenagem a um dos maiores líderes políticos da história da Paraíba, o ex-governador e ex-senador, José Maranhão (in memoriam), que faleceu aos 87 anos no dia 8 de fevereiro deste ano após complicações da Covid-19. O projeto concede a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena (in memoriam).


Para o deputado Wilson Filho, a concessão da Medalha simboliza o reconhecimento de toda a Paraíba pelas décadas de serviço prestado pelo ex-governador à Paraíba. “José Maranhão teve uma biografia pautada pelo trabalho e dedicação ao povo paraibano, sempre de forma ética e humilde. Um dos maiores ícones da vida política do nosso estado merece todas as honrarias”, destacou Wilson Filho.


Trajetória política


José Targino Maranhão nasceu em Araruna (PB) no dia 6 de setembro de 1936. Advogado, pecuarista e empresário, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Exerceu o mandato de deputado estadual quatro vezes (1955-1969), foi deputado federal em três legislaturas (1983-1995).


Em 1994, elegeu-se vice-governador da Paraíba, em chapa com o ex-senador Antônio Mariz. Assumiu o governo com o falecimento deste, e obteve a reeleição em 1998. Em 2002, elegeu-se para o primeiro mandato como senador. Voltou a concorrer ao governo estadual em 2006, ficando em segundo lugar, mas assumiu o Palácio da Redenção em 2009 após a cassação do primeiro colocado, Cássio Cunha Lima. Tentou a reeleição em 2010, sem sucesso, mas conquistou um segundo mandato no Senado em 2014.

Repórter PB

Destaques