Sousa/PB -
Reunião

Pollyanna destaca importância do diálogo com setores produtivos para retomada econômica da PB

Parlamentar sugeriu alternativas para garantir que o estado se reerga no período pós-pandemia.

Da Redação Repórter PB

05/06/2020 às 15:13

Imagem Pollyanna Dutra Deputada

Pollyanna Dutra Deputada ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A deputada Pollyanna Dutra destacou e cobrou um diálogo maior entre o governo do estado e os setores produtivos para retomada econômica da Paraíba. O pronunciamento da parlamentar foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, da qual ela é vice-presidente. Para Dutra, é momento de olhar exemplos exitosos de outros países e começar a dar passos sólidos em direção a esta retomada.

“Já está tarde para pensarmos nessa retomada, por isso essa discussão é para ontem. É hora de agir”, alertou a deputada, destacando exemplos internacionais que podem ser seguidos pela Paraíba. “Na União Europeia foi lançado um pacote econômico que pode servir de inspiração para nós. Envolve investimento maciço em qualificação de mão de obra, algo fundamental, haja vista que voltaremos a um mundo com o qual não estávamos acostumados e precisaremos qualificar os nossos funcionários. Esse pacote envolve também transporte, economia circular, energia renovável... A Paraíba pode se identificar com essa linha, que está norteando a nova economia do mundo”, explicou.

Para Dutra, outra saída que pode ser seguida é a criação de uma agência de fomento no estado da Paraíba. “Não tem como, no mundo globalizado, não termos uma agência de fomento para estimular e dar um norte em um mundo tão plural e globalizado. Podemos contar, nesse caminho, com a participação da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), aqui e no mundo lá fora. O cooperativismo é o caminho e nós temos empresas para dar esse suporte, como a Sudene, que tem planos montados para o momento pós-pandemia, e o Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, do qual eu faço parte e que também está trabalhando em soluções para esse momento tão desafiador”, disse.

A parlamentar ainda pontuou as limitações do Poder Legislativo, no sentido de não ser executor direto das ações para o setor, contudo ela destacou que vem trabalhando arduamente para a retomada econômica do estado. “Tivemos, recentemente, o projeto de lei nº 1.777/2020 aprovado para destinação de recursos de leilões para a retomada econômica do estado. Também solicitamos a utilização do Funcep para a capacitação dos nossos profissionais. Estamos trabalhando arduamente com esse objetivo e colocamos nosso mandato à disposição do setor econômico do nosso estado para juntos trazermos soluções para o período pós-pandemia”, completou.

A reunião da Frente Parlamentar de Empreendedorismo realizada nessa sexta-feira será desdobrada em um documento conjunto que será enviado para o Governo do Estado. A expectativa é de que o diálogo com o setor possibilite a construção de um plano sólido para a retomada da economia da Paraíba no período pós-pandemia.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.