Sousa/PB -
Pesquisa

Datafolha aponta que 59% são contra renúncia de Bolsonaro; Veja

O instituto entrevistou, por telefone, 1.511 pessoas entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

Da Redação Repórter PB

06/04/2020 às 09:01

Imagem Bolsonaro

Bolsonaro ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Pesquisa Datafolha publicada neste domingo (5) pelo jornal -Folha de S.Paulo- aponta que 59porcento dos brasileiros rejeitam a renúncia do presidente Jair Bolsonaro em meio à sua atuação na crise causada pelo coronavírus no Brasil. O levantamento mostra ainda que 37porcento desejam que ele renuncie, o que vem sendo pedido por políticos contrários ao governo, e 4porcento não sabem dizer.

• Datafolha: 35porcento aprovam gestão de Bolsonaro na crise do Coronavírus; 33porcento reprovam
• Bolsonaro tem aprovação de 33porcento e reprovação de 39porcento na gestão da crise do coronavírus, diz Datafolha

O instituto entrevistou, por telefone, 1.511 pessoas entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

Veja abaixo os resultados:

Renúncia de Jair Bolsonaro

• Deveria renunciar: 37porcento
• Não deveria renunciar: 59porcento
• Não sabe: 4porcento

De acordo com o instituto, o maior apelo dentre os que rejeitam a renúncia está entre os que ganham de 5 a 10 mínimos (69porcento), homens (65porcento) e quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (64porcento).Dentre os que querem a renúncia de Bolsonaro, a maioria são jovens (44porcento), seguido pelas mulheres (42porcento), os que têm até o ensino fundamental (40porcento) e os com renda mensal acima de 10 salários mínimos (39porcento).

A região Sul é a que menos apoia a renúncia (28porcento) seguida de Norte e Centro-Oeste (30porcento) e Sudeste (37porcento). O Nordeste registra o maior índice de apoiadores do gesto (47porcento).O Datafolha perguntou ainda aos entrevistados sobre a capacidade de liderança do presidente da República.

Veja abaixo os resultados:

Capacidade do presidente de liderar o país

• Tem condições: 52porcento
• Não tem condições: 44porcento
• Não sabe: 4porcento

O instituto informa ainda que o presidente é visto como capaz para 62porcento dos ouvidos na região Sul, 60porcento no Norte/Centro-Oeste, 49porcento no Sudeste e 47porcento no Nordeste, onde empata, na margem de erro, com os que o acham incapaz (49porcento).

Estudantes são os que mais acham que o presidente perdeu condições de liderar (57porcento), enquanto empresários são os que mais o veem como capaz (65porcento).

Entre os mais ricos, há um empate. A avaliação positiva é maior entre os mais velhos (59porcento) e com renda entre 5 e 10 salários mínimos (62porcento).

Ainda de acordo com o Datafolha, Bolsonaro pontua melhor que na média em sua tradicional base de apoio, os evangélicos. 64porcento não querem a renúncia e 60porcento acham que o presidente ainda reúne condições de governar.

Com G1

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.