Sousa/PB -
Reunião

Deputados paraibanos debatem internacionalização na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Visita à ALEPE teve o objetivo de fazer um intercâmbio de experiências com o estado vizinho

Da Redação Repórter PB

04/09/2019 às 21:47

Imagem Reunião

Reunião ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Deputados Paraibanos viajaram, em comitiva, ao Recife para trocar experiências com relação à internacionalização e à paradiplomacia na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). A comitiva da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), formada pelos deputados Pollyanna Dutra, Eduardo Carneiro, Camila Toscano e Tovar Correia, teve dois dias de programações com o objetivo de trazer práticas exitosas do estado vizinho para a Paraíba, que, agora, também conta com uma Comissão Permanente de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios.

Os deputados foram recepcionados, em seu primeiro dia na ALEPE, pela assessora da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, Katia Cavalcante, que explicou alguns encaminhamentos da Comissão, bem como apresentou as instalações da ALEPE aos deputados. Na data, os parlamentares paraibanos participaram da Sessão Solene de entrega do Prêmio País Amigo de Pernambuco, que premiou os consulados dos Estados Unidos e de Portugal. A deputada Pollyanna Dutra sentou-se à mesa, representando a Casa de Epitácio Pessoa na solenidade.

Reunião Ordinária

Nesta quarta-feira (4), os deputados participaram da Reunião Ordinária da Comissão de Assuntos Internacionais da ALEPE. A agenda, que foi conduzida pelo presidente da Comissão, Romero Albuquerque, contou com a presença dos cônsules de Malta, Thales de Castro, da Finlândia, Gilberto Azevedo Lima, e da Eslovênia, Rainier Michel, consulados que possuem jurisdição também no estado da Paraíba. Os três diplomatas que participaram da reunião representam a Sociedade Consular de Pernambuco (SCP). Na oportunidade, os deputados paraibanos destacaram os objetivos do intercâmbio de ideias entre Paraíba e Pernambuco.

Para Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e idealizadora desta agenda na ALEPE, é tempo de abrir a Paraíba para o mundo. “A Paraíba tem muitos potenciais inexplorados e, até então, não existia nenhum documento na Casa de Epitácio Pessoa que trouxesse o foco para a internacionalização. Viemos à ALEPE de forma pedagógica, para começarmos lá com o pé direito”, comentou. “Nossa Comissão Permanente de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios foi instalada na última terça-feira (3). Mudamos o regimento da Casa para garantirmos a criação dessa comissão permanente e entrarmos de uma vez por todas no cenário internacional de globalização”, acrescentou a deputada Pollyanna Dutra.

A deputada paraibana Pollyanna Dutra ainda abordou a importância de aliar desenvolvimento econômico, erradicação da fome, sustentabilidade e valorização de novos arranjos produtivos. Ela afirmou que a saída para os problemas sociais está na solidariedade. “Queremos, de forma consorciada com o Parlamento de Pernambuco, propor algo positivo para o Nordeste e unir forças para tornar a região mais viável, justa e competitiva”, disse.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais Pernambucana, deputado Romero Albuquerque (PP), no atual momento histórico, a paradiplomacia “torna-se, mais que nunca, uma alternativa essencial para estabelecer parcerias e obter investimentos estrangeiros para Estado e municípios”. “A inserção pernambucana na vitrine do mundo, em qualquer área no âmbito internacional, é o objetivo desta Comissão”, assinalou ele, que colocou o grupo parlamentar à disposição para cooperar com os colegas paraibanos.

O deputado Erick Lessa, membro da Comissão de Assuntos Internacionais da ALEPE, parabenizou os deputados pela iniciativa. “Os deputados da Paraíba estão de parabéns pela demonstração de humildade. Não tenho dúvidas que essa presença de vocês aqui representará crescimento para ambos os estados porque a humildade precede a honra”, pontuou.

Sobre a Comissão de Relações Internacionais da ALPB

A Comissão de Relações Internacionais de Negócios da ALPB foi aprovada na manhã da última terça-feira (3), na Casa de Epitácio Pessoa. Será uma comissão permanente, com o objetivo de levar os potenciais da Paraíba para o mundo. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, há uma comissão permanente de internacionalização desde 2003, há 16 anos, motivo pelo qual os deputados paraibanos foram ao estado vizinho trocar experiências.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.