Sousa/PB -
EM SESSÃO ESPECIAL

Pollyanna acredita no empreendedorismo como instrumento de transformação na vida de mulheres paraibanas

Pollyanna contou que, quando prefeita de Pombal, implantou um projeto chamado “Spa Empreendedor”, que promoveu uma grande transformação na realidade de muitas mulheres daquele município.

Da Redação Repórter PB

14/03/2019 às 16:53

Imagem Pollyanna Dutra

Pollyanna Dutra ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) defendeu nesta quinta-feira (14), durante sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher realizada pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (ALPB), que o empreendedorismo é um dos caminhos para mudar a realidade das mulheres paraibanas, sobretudo àquelas que sofrem violência doméstica.

Pollyanna contou que, quando prefeita de Pombal, implantou um projeto chamado “Spa Empreendedor”, que promoveu uma grande transformação na realidade de muitas mulheres daquele município. “Participante relatou que quando começou a se qualificar para colocar seu negócio, o seu marido a proibiu de ligar a luz de casa. Ela chegava à noite, após o curso, e tinha que fazer tudo no escuro, pois ele dizia que luz era cara”, lembrou a deputada.

“Na verdade, ele não queria ver a sua mulher bonita, pois no curso elas acabavam aprendendo as técnicas de cabeleireiro, maquiagem e estética e aplicando umas nas outras e sempre saiam maquiadas e de cabelo arrumado. Ele não queria uma mulher independente, empoderada. Mas ela persistiu, empreendeu e passou a trabalhar como cabeleireira, ganhando o seu próprio dinheiro. Quando garantiu a sua renda, fruto do seu trabalho, ela disse ao marido: a partir de hoje não se fica mais no escuro nessa casa, pois eu vou pagar a conta de energia”, continuou.

De acordo com Pollyanna, são histórias de transformação e superação como essa que as mulheres paraibanas têm que contar. “O empreendedorismo muda realidades, garante renda e tira a mulher do ciclo de violência. O ‘Spa Empreendedor’ lá em Pombal possibilitou a integração de mulheres no mercado de trabalho e ainda contribuiu para reduzir o índice de violência nas famílias”, disse.

Pollyanna revelou ainda que projeto venceu o prêmio ‘Sebrae Prefeito Empreendedor’ na categoria de melhor projeto e possibilitou que as mulheres devolvessem os cartões do Bolsa Família, o que rendeu ao município outra premiação, o ‘Prêmio ODM – Categoria DESTAQUE – Mulheres de Pombal’.

“Já avançamos muito neste campo, mas precisamos alcançar voos ainda mais altos. Venho travando algumas discussões e proponho uma linha de crédito especial e qualificação especifica para mães que desejem ou que tenham a necessidade de empreender. Também defendo, por conhecer a realidade lá do Sertão, uma linha de crédito diferenciada para as mulheres do semiárido. Precisamos entender as potencialidades locais e a situação dessa mulher que, muitas vezes, cuida da casa, dos filhos e ainda lida na roça, mas acaba não tendo a sua renda”, afirmou a deputada.

Para ela, é preciso combater a violência, denunciar agressões, lutar por punições, mas principalmente garantir políticas públicas e ações concretas que saiam do discurso e entrem na vida real transformando realidades.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.