Sousa/PB -
PARAÍBA MAIS SEGURA

Ações integradas contra o crime organizado resultam em 29 prisões, apreensão de 59 armas e 9 mil munições

As ações mobilizaram os órgãos operativos da pasta e resultaram em 29 prisões, na apreensão de 59 armas de fogo e de mais de 9 mil munições

Por Redação do Reporterpb

16/07/2026 às 19:59

Ads 970x250
Imagem Polícia Militar

Polícia Militar ‧ Foto: Divulgação: Polícia Militar

Tamanho da Fonte

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) intensificou, entre os dias 12 e 15 de julho, as ações da Operação Paraíba Mais Segura, estratégia integrada de enfrentamento ao crime organizado desenvolvida em todas as regiões do estado. As ações mobilizaram os órgãos operativos da pasta e resultaram em 29 prisões, na apreensão de 59 armas de fogo e de mais de 9 mil munições, além de drogas, rádios comunicadores, coletes balísticos, carregadores, veículos roubados e outros materiais utilizados por organizações criminosas.

As diligências foram realizadas nos municípios de João Pessoa, Mamanguape, Alagoa Grande, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Santa Helena, Poço de José de Moura, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras e Sousa e tiveram como foco o cumprimento de mandados judiciais, o combate ao comércio ilegal de armas de fogo, a repressão ao tráfico de drogas e o enfrentamento das organizações criminosas.

A Operação Paraíba Mais Segura segue uma diretriz do Governo do Estado e reúne, de forma coordenada, a atuação da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar por meio de ações de inteligência, investigação, policiamento ostensivo e operações especializadas. O planejamento operacional conta com atuação permanente dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), responsáveis pelo monitoramento das ocorrências, compartilhamento de informações em tempo real, coordenação das equipes e integração entre as instituições. O suporte operacional também é reforçado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), que emprega suas três aeronaves em missões de reconhecimento aéreo, monitoramento de áreas estratégicas, apoio às equipes em solo e observação de possíveis rotas de fuga, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança em diferentes regiões do estado.

COMBATE AO CRIME
Durante as ações voltadas ao combate à circulação e comercialização ilegal de armas de fogo, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados judiciais e efetuaram prisões em flagrante durante diligências realizadas no estado. As ações resultaram na prisão de três investigados envolvidos com esse tipo de crime e na apreensão de cinco armas de fogo, entre elas armamentos produzidos por impressão 3D, além de carregadores, grande quantidade de munições de diversos calibres, rádios comunicadores e valores em dinheiro. No município de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, equipes da Polícia Civil também realizaram ações de combate ao tráfico de drogas, cumprindo mandados de busca e apreensão, efetuando uma prisão em flagrante e apreendendo entorpecentes.

No Vale do Mamanguape, as ações integradas desenvolvidas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar concentraram esforços no enfrentamento das organizações criminosas que atuam na região. As diligências resultaram na prisão de seis investigados, pela Polícia Civil e três presos em flagrante pela Polícia Militar, além da apreensão de armas de fogo, munições e drogas. A atuação conjunta das duas instituições permitiu o compartilhamento de informações de inteligência e a execução coordenada das ações operacionais, fortalecendo o cumprimento de mandados judiciais e a repressão às atividades criminosas nos municípios alcançados pela operação.

Na Capital, equipes da Polícia Militar impediram ações criminosas planejadas por integrantes de organizações criminosas, resultando na prisão de sete investigados, na apreensão de sete armas de fogo, centenas de munições, dois coletes balísticos, rádios comunicadores e na recuperação de dois veículos com registro de roubo.

No Sertão paraibano, as equipes da Polícia Civil executaram mandados judiciais decorrentes de investigação sobre organizações criminosas com atuação na região. A ação resultou em nove prisões, na apreensão de 47 armas de fogo e de 8.818 munições, além de outras evidências de interesse investigativo. As diligências foram realizadas nos municípios de São João do Rio do Peixe, Triunfo, Santa Helena, Poço de José de Moura, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras e Sousa, com apoio do Grupo Tático Aéreo e atuação integrada das equipes especializadas.

Ao todo, a Operação Paraíba Mais Segura contabilizou 29 prisões, sendo três relacionadas ao combate ao comércio ilegal de armas de fogo, uma por tráfico de drogas em Alagoa Grande, nove durante ações integradas da Polícia Civil e Polícia Militar no Vale do Mamanguape, sete em ação da Polícia Militar na Capital e nove durante diligências realizadas no Sertão paraibano.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.