
30/06/2026 às 18:42
Nesta segunda-feira (29), em cumprimento à Operação CGFRON – Brasil Contra o Crime Organizado – Biomas, as guarnições do BPMA foram empregadas em uma fiscalização voltada ao combate aos crimes ambientais contra a fauna silvestre, especialmente relacionados ao cativeiro ilegal de aves e à caça predatória, no município de Guarabira.
Durante diligências, foram visualizadas diversas gaiolas contendo aves silvestres penduradas no terraço de uma residência e outras no interior do imóvel, todas mantidas sem a devida autorização do órgão ambiental competente; duas estavam com anilhas, porém sem a identificação SISPASS/IBAMA, caracterizando a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro.
Foram apreendidas 17 espécimes da fauna silvestre. Diante da situação de flagrante, o infrator foi cientificado das infrações cometidas e conduzido à autoridade policial competente de Guarabira para adoção das medidas legais cabíveis.
Foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de 136 UFRPB, correspondente a R$ 10.001,44. As aves apreendidas serão encaminhadas ao CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde permanecerão sob os cuidados do órgão ambiental competente.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera