Sousa/PB -
Trabalho Investigativo

Polícia Civil desarticula associação criminosa especializada em furto e receptação de gado

Diante dos fatos, foi instaurado procedimento investigativo, com a realização de diligências imediatas e a análise de imagens de câmeras de segurança ao longo de todo o trajeto percorrido pelos suspeitos.

Da Redação Repórter PB

08/01/2026 às 14:00

Ads 970x250
Imagem Prisão de suspeitos de furto e receptação de gado

Prisão de suspeitos de furto e receptação de gado ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupos Táticos Especiais da 12ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) e da 21ª DSPC, desarticulou, nesta quinta-feira (8), uma associação criminosa especializada na prática dos crimes de furto e receptação de gado.

As investigações tiveram início no último sábado (4), após a Polícia Civil tomar conhecimento do furto de bovinos ocorrido no município de Solânea. Diante dos fatos, foi instaurado procedimento investigativo, com a realização de diligências imediatas e a análise de imagens de câmeras de segurança ao longo de todo o trajeto percorrido pelos suspeitos.

Conforme apurado no curso das investigações, os investigados saíram do município de Araruna, passaram por Cacimba de Dentro e seguiram até a cidade de Campina Grande, destino final dos animais subtraídos. Durante o monitoramento, também foi constatado que o caminhão boiadeiro utilizado na ação criminosa apresentava sinais evidentes de adulteração nos elementos identificadores. No decorrer da operação policial, dois indivíduos foram presos, sendo identificados indícios da prática dos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse ilegal de arma de fogo e furto qualificado.

As investigações permitiram desarticular parte de uma organização criminosa com atuação ramificada, cujos integrantes operavam desde o Complexo Penitenciário PB1 até os municípios de Montadas, Puxinanã, Campina Grande e Araruna.

Em Campina Grande, as diligências resultaram na identificação do proprietário da fazenda localizada no bairro Três Irmãs, local onde os bovinos foram deixados após o crime. O homem também foi preso e autuado pelo crime de receptação. Apurou-se, ainda, que o indivíduo é proprietário de um frigorífico, informação que passou a integrar o conjunto de elementos probatórios reunidos ao longo da investigação. A Polícia Civil da Paraíba reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade organizada e com a proteção do patrimônio, atuando de forma técnica, célere e integrada em defesa da sociedade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.