Sousa/PB -
Em poucas horas

PRF na Paraíba tira de circulação dois veículos, sendo um deles clonado e outro roubado

As ocorrências distintas se desenvolveram nos municípios de Santa Rita e Sobrado.

Da Redação Repórter PB

10/12/2025 às 16:20

Ads 970x250
Imagem Veículo recuperado pela PRF na Paraíba

Veículo recuperado pela PRF na Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as fiscalizações na Paraíba na última terça-feira (09), resultando na retirada de circulação de veículos com irregularidades graves em duas ocorrências distintas ao longo da BR-230. As ações, que ocorreram em Santa Rita e Sobrado, reforçam o trabalho no combate a crimes como adulteração de sinal identificador veicular e receptação. As ocorrências somam-se às 551 retiradas de circulação já realizadas pela PRF em 2025, evidenciando o compromisso da Instituição em coibir o uso de veículos provenientes de atividades ilícitas.

A primeira ação ocorreu no município de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana, na BR-230, nas proximidades do Hospital Metropolitano, por volta das 8h45. Equipes da PRF já vinham monitorando o clone, pois tinha conhecimento de que o veículo original, que ostentava a mesma placa, estava recolhido em um pátio conveniado pela PRF desde 2024. Além disso, havia informações de que o veículo suspeito poderia estar trafegando na região metropolitana, o que motivou a diligência. Ao seguir o trajeto do mesmo, a equipe conseguiu localizar a caminhonete marca e modelo FIAT/Strada, de cor prata, estacionada em via pública no bairro Tibiri, no município de Santa Rita. No momento da abordagem, um homem de 31 anos, funcionário de uma empresa próxima, se identificou como condutor e informou que o veículo pertencia a outra pessoa, que não estava presente. A inspeção veicular minuciosa constatou que o veículo estava com os elementos de identificação suprimidos. Diante da adulteração de sinal identificador veicular, configurando o crime previsto no Art. 311 do Código Penal, o condutor e o veículo foram encaminhados à Polícia Judiciária de Santa Rita para as devidas providências legais. A PRF ressalta a importância do trabalho de fiscalização para retirar de circulação veículos clonados e adulterados, que além de serem frutos de atividades ilícitas, são frequentemente utilizados em outros crimes.

Já no município de Sobrado, região da mata paraibana, no km 69 da BR-230, por volta das 14h30, a PRF recuperou uma picape que possuía registro de furto/roubo e estava circulando com documentação falsa, quando a equipe policial abordou uma FIAT / Toro de cor cinza. Durante a fiscalização, o condutor, um homem de 30 anos, apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que, após consulta, verificou-se pertencer a outro veículo. A análise nos sistemas de segurança confirmou que o automóvel possuía um registro de furto/roubo em aberto, conforme Boletim de Ocorrência registrado na Central de Flagrante de Itabaiana/PB. O condutor alegou ter comprado o veículo no dia anterior (08/12), em João Pessoa, pagando R$ 50.000,00 de entrada e assumindo as parcelas restantes do financiamento, e que estava viajando para Patos/PB. Ele foi detido por suspeita do crime de Receptação. O condutor e o veículo recuperado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Itabaiana para a realização dos procedimentos cabíveis e a investigação sobre a origem ilícita do automóvel e a falsificação do documento. A PRF reforça o alerta para a população sobre os riscos de adquirir veículos com valores muito abaixo do mercado, prática que geralmente está associada a crimes de furto, roubo e fraude.

Em 2025, a PRF já tirou de circulação 551 veículos, sendo eles adulterados e recuperados. A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.