Sousa/PB -
Ações Distintas

Em menos de 13 horas, PRF na Paraíba recupera veículo roubado, flagra falsidade ideológica e combate crime tributário

As ações distintas se desenvolveram nos municípios de Cajazeiras, Conde e Campina Grande.

Da Redação Repórter PB

11/10/2025 às 08:40

Ads 970x250
Imagem Carreta apreendida em ação da PRF

Carreta apreendida em ação da PRF ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba intensificou as fiscalizações na última quinta-feira (9), registrando flagrantes criminais e tributários em diversas regiões do estado. Entre as ocorrências, destaca-se a detenção de uma dupla que havia roubado um veículo de uma idosa em Pernambuco, a identificação de fraude na obtenção de um documento obrigatório de transporte de carga, e o flagrante de transporte irregular de mercadoria sem nota fiscal.

A primeira ocorrência se desenvolveu no município de Cajazeiras, sertão paraibano, no km 511 da BR-230, por volta das 10h14, quando equipe da PRF abordou uma Combinação de Veículos de Carga (CVC), composta por um Caminhão Trator MAN/TGX e dois semirreboques, para fiscalização. Ao inspecionar a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento obrigatório para veículos com dimensões excedentes, os policiais constataram uma divergência: o comprimento real do veículo (24,50 metros) era inferior ao comprimento falso declarado na AET (25,00 metros). A informação falsa teria sido usada para obter a autorização de forma irregular. Diante do indício de falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal), o engenheiro responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do documento, um homem de 44 anos, foi identificado e o caso foi encaminhado à Polícia Civil para as providências cabíveis. O veículo foi autuado e recolhido ao pátio para regularização.

No município do Conde, região metropolitana da capital paraibana, no km 100 da BR-101, por volta das 15h40, policiais rodoviários federais recuperaram um veículo e detiveram dois suspeitos logo após o automóvel capotar. A equipe já procurava o Fiat Mobi Way de cor branca, que havia sido roubado de uma idosa de 76 anos em Camaragibe-PE na noite da última quarta-feira (8). Ao avistar o carro, os policiais iniciaram buscas nas proximidades e alcançaram dois indivíduos, um homem de 27 anos e uma mulher de 29 anos, que tentavam se esconder e fugir. Inicialmente, o homem alegou que apenas transportava o veículo roubado, mas em seguida confessou ser o autor do roubo, realizado mediante violência física. Diante do flagrante do crime de receptação de veículo e dos indícios de roubo, a dupla foi detida e, juntamente com o veículo recuperado, foi encaminhada à Delegacia de Alhandra para as providências cabíveis.

A última ocorrência registrada se desenvolveu no município de Campina Grande, agreste paraibano, no km 143 da BR-230, por volta das 23h10, quando agentes da PRF flagraram o transporte irregular de mercadoria sem nota fiscal. A equipe abordou um veículo VW Polo Sedan de cor branca e, durante a fiscalização, constatou que o veículo e o porta-malas estavam carregados com 800 pacotes de bolacha sorda. O passageiro, um homem de 62 anos que se declarou proprietário da carga, confirmou que a mercadoria, pesando cerca de 336 kg, não possuía documentação fiscal. Diante da infração de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, a carga e o veículo foram retidos e o Fisco Estadual foi acionado para as providências administrativas e tributárias cabíveis.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.