08/10/2025 às 06:00
O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, presidiu hoje (7) a solenidade oficial de Passagem de Comando de diversas Unidades Operacionais da Polícia Militar. O evento aconteceu no auditório da Diretoria de Educação e Cultura no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
Os novos comandantes foram nomeados pelo Governador do Estado, João Azevêdo, no Diário Oficial no último dia 03 de outubro. Eles assumiram as Unidades do Comando de Operações de Choque (COPC), 1º e 5º Batalhão (João Pessoa), 7º Batalhão (Santa Rita), 8º Batalhão (Itabaiana), 17º Batalhão (Mamanguape, antiga 2ª Companhia Independente), 19º Batalhão (Bayeux, antiga 4ª CIPM). Assumem também os novos comandos das Unidades do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), de Polícia de Trânsito Urbano (BPTran), de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), de Policiamento de Choque (BPChoque), do Regimento de Operações Táticas com Apoio de Motocicletas (ROTAM).
O evento também marcou a atualização da nomenclatura das Unidades, processo previsto na nova Lei de Organização Básica da Instituição, sancionada pelo governo, levando às Companhias Independentes à categoria de Batalhão, permitindo assim novos e modernos processos administrativos e operacionais.
“Esse é mais um momento de fortalecimento institucional, de readequações nos campos operacionais e administrativos da Corporação, tendo como maior foco a área metropolitana de João Pessoa. O objetivo dos novos comandantes é realizar ainda mais ações preventivas e repressivas de segurança, contando sempre com o apoio da nossa gestão e da população”, frisou o coronel Sérgio.
Resultado dos investimentos – A ocasião também marcou a entrega das novas pistolas Glock ao efetivo da Corporação. Policiais da Rádiopatrulha e da Força Tática do 5º Batalhão foram os primeiros a receberam os armamentos que são referência nas forças policiais e de segurança em todo o mundo. Os militares já estão habilitados para o uso das pistolas no serviço, pois já receberam instrução e treinamento adequado.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera