07/08/2025 às 07:00
Uma ação conjunta entre os nove estados do Nordeste foi deflagrada nesta quinta-feira (7) com o objetivo de combater o crime organizado nas regiões de divisa. A operação, batizada de Nordeste Integrado, mobiliza 5.903 agentes de segurança pública em ações simultâneas e segue até esta sexta-feira (8).
Estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, com foco em crimes como tráfico de drogas e armas, roubos de cargas e veículos, além de homicídios. A operação ocorre nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em articulação com os órgãos de segurança dos demais estados, e faz parte do programa Juntos pela Segurança. Cidades como Petrolina e Salgueiro, no Sertão pernambucano, receberam reforço no patrulhamento, com barreiras e policiamento ostensivo em pontos estratégicos.
As ações foram planejadas com base em dados de análise criminal e incluem medidas preventivas, com presença ampliada das forças de segurança em áreas consideradas vulneráveis.
Pernambuco já participou de outras operações semelhantes, como a Vale do São Francisco Seguro (com a Bahia), Divisa Integrada (com a Paraíba) e outras ações conjuntas com Ceará e Piauí.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera