Sousa/PB -
Operação Sicário

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra grupo suspeito de agiotagem extorsiva, na PB e AP

A prática é chamada de "cobro" ou "cobrito", explicada pela PF como sendo uma vertente colombiana de crime financeiro.

Da Redação Repórter PB

15/03/2019 às 07:49

Tamanho da fonte

Cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão estão sendo realizados, na manhã desta sexta-feira (15), na Paraíba e no Amapá, em uma ação da Polícia Federal. A Operação Sicário tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que concede empréstimos a juros extorsivos. A prática é chamada de "cobro" ou "cobrito", explicada pela PF como sendo uma vertente colombiana de crime financeiro.

Uma das prisões aconteceu no bairro dos Bancários, em João Pessoa. A operação contou com a participação de 30 policiais federais.

De acordo com a PF, o cobro é materializado através do oferecimento de panfletos a lojistas, geralmente pequenos empresários, em que é exposta uma cobrança de juros diária, normalmente sobre pequenas quantias que disfarçam as cobranças abusivas.

Os recursos captados a partir de empréstimos extorsivos, são destinados a um fundo cuidadosamente organizado e administrado pela organização criminosa através de aplicativos eletrônicos, sendo posteriormente reinvestidos na expansão das atividades ilícitas mediante a estruturação de novos cobros em outras cidades, sendo criada uma arquitetura financeira clandestina.

Os investigados, que serão apresentados na sede da Polícia Federal, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, devem responder pelos crimes de formação de organização criminosa, operação de instituição financeira clandestina e lavagem de dinheiro.

Com G1PB

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.