Neste domingo, 25 de outubro de 2026, dia nacional da democracia, os paraibanos voltaram às urnas para escolher o presidente da República. E o Ministério Público da Paraíba esteve presente também no segundo turno das eleições.  Durante o fim de semana, 68 promotores de Justiça estiveram de plantão, fiscalizando a legalidade do processo. Todas as Promotorias de Justiça no estado permaneceram abertas, para o atendimento à população. No apoio ao trabalho deles, a procuradoria-geral de Justiça, sob o comando do procurador-geral, Leonardo Quintans. Houve plantão também na ouvidoria do MPPB, presencial e pelos canais eletrônicos.

Ouvidoria                                                                                                                                                   

A ouvidoria do Ministério Público da Paraíba recebeu, ao longo do domingo, 73 denúncias de irregularidades eleitorais. As reclamações vão desde assédio eleitoral, boca de urna, propaganda irregular e fotos na urna eletrônica, até questões relacionadas ao transporte, tanto na capital quanto no interior do estado. As denúncias sobre problemas no transporte - sejam eles ônibus que não paravam nos pontos ou falha na gratuidade da passagem - somaram 27 registros. Todos os relatos foram encaminhados para averiguação e devidas providências imediatamente após o recebimento.

No TRE

A comitiva do MPPB, formada pelo PGJ, a ouvidora Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, e os subprocuradores-gerais de Justiça Alexandre César Fernandes Teixeira e Glauberto Bezerra, começou o dia com uma visita à sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em João Pessoa, onde foi recebida pelo presidente, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos e conferiu a estrutura do Centro de Comando e Controle integrado das forças de segurança. Ainda pela manhã, o grupo percorreu seções eleitorais em uma escola da capital, conversando com mesários e presidentes de mesa sobre o andamento da votação.

À tarde, de volta ao TRE, os membros do Ministério Público da Paraíba acompanharam o encerramento da votação - duas horas após o previsto, por decisão judicial - e a totalização dos votos, até o anúncio do resultado. Depois de participar da coletiva que encerrou o segundo turno das eleições de 2026 na Paraíba, o procurador-geral de Justiça do MPPB fez um balanço da atuação institucional em mais esta etapa do processo democrático aqui no estado.

“O Ministério Público da Paraíba cumpriu o seu papel também no segundo turno das eleições. Nós estivemos presentes, fiscalizamos, recebemos denúncias de possíveis crimes eleitorais, relatos esses que foram encaminhados a promotores e promotoras de Justiça, ao procurador regional eleitoral. As providências imediatas foram tomadas e os casos que necessitam de apuração serão devidamente tratados ao tempo e ao modo adequados. Hoje foi um dia de trabalho intenso, para garantir que as eleições ocorressem de forma segura, legítima, permitindo que o povo pudesse votar de forma livre e consciente, como prevê o processo democrático”, afirmou Quintans.