Sousa/PB -
Inscrições

Estado da PB lança edital do Programa Celso Furtado para selecionar projetos de inovação e desenvolvimento regional

A inscrição deverá ser feita pelo professor responsável pela equipe, após cadastro prévio na plataforma.

Da Redação Repórter PB

13/05/2026 às 17:00

Ads 970x250
Imagem Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq)

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, nessa terça-feira (12), um novo edital do Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional. A iniciativa vai selecionar projetos de pesquisa científica com foco na análise de problemas reais da sociedade e na criação de soluções inovadoras, contextualizadas e com impacto social, inspiradas no pensamento do economista paraibano Celso Furtado.

Ao todo, serão selecionados 25 projetos, sendo cinco propostas contempladas em cada um dos cinco eixos temáticos do edital: Mudanças Climáticas e Bem-Estar Socioambiental; Educação e Cultura para o Desenvolvimento; Combate à Desigualdade Social e Enfrentamento da Fome; Diversidade e Inclusão Social; e Caatinga e Energias Renováveis.

As inscrições começam nesta sexta-feira (15) e seguem até o dia 22 de maio. Elas devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema SIGFAPESQ. A inscrição deverá ser feita pelo professor responsável pela equipe, após cadastro prévio na plataforma. Entre os documentos exigidos estão RG e CPF de todos os integrantes, Currículo Lattes, declarações de matrícula, declarações de disponibilidade, proposta do projeto de pesquisa e demais anexos previstos no edital.

Podem participar equipes formadas por estudantes de graduação matriculados entre 40% e 70% da carga horária total do curso, desde que não possuam vínculo empregatício, além de um professor vinculado à mesma instituição pública de ensino superior da Paraíba. Cada equipe deverá ter entre três e seis estudantes e um professor orientador, podendo reunir participantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento.

Além do desenvolvimento dos projetos, as equipes selecionadas também participarão da Mentoria Universidade–Escola, ação que promoverá o acompanhamento técnico, científico e pedagógico de equipes da Rede Estadual de Educação Básica previamente selecionadas no Desafio Celso Furtado. A iniciativa prevê encontros periódicos entre universidade e escola para fortalecer a integração entre conhecimento acadêmico e demandas locais.

O Programa Celso Furtado busca fortalecer a conexão entre universidade, escola e território, incentivando pesquisas alinhadas ao desenvolvimento regional, às tecnologias sociais e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira o edital completo no link https://fapesq.rpp.br/editais/editais-2026/12_05_26-edital-26-2026-secties-fapesq-pb-selecao-de-equipes-para-o-programa-celso-furtado-de-inovacao-educacional-e-desenvolvimento-regional.pdf 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.