Sousa/PB -
Transferência

Arquivo Público do Estado tem nova sede e passa por atualização no acesso ao acervo histórico

O procedimento de transporte e reorganização desse conjunto documental requer cuidados técnicos específicos, a fim de assegurar a preservação, a integridade física e a adequada organização do acervo no novo espaço.

Da Redação Repórter PB

15/01/2026 às 06:40

Ads 970x250
Imagem Sede do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)

Sede do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A sede do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB), que anteriormente era na Fundação Espaço Cultural, em Tambauzinho, passará a funcionar na Avenida Maranhão, no Bairro dos Estados. Em razão dessa transferência, que inclui o acervo documental dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, algumas atividades estão sendo temporariamente impactadas, especialmente a disponibilização presencial de documentos para pesquisa. O procedimento de transporte e reorganização desse conjunto documental requer cuidados técnicos específicos, a fim de assegurar a preservação, a integridade física e a adequada organização do acervo no novo espaço.

A previsão é que o atendimento presencial para acesso a essa documentação seja retomado a partir de março deste ano. Por enquanto, os pesquisadores interessados na documentação do período colonial poderão solicitar o catálogo do respectivo acervo por meio do e-mail [email protected]. O material é encaminhado em formato digital e contém a identificação e pequenos resumos dos documentos, auxiliando na orientação das pesquisas.

O Arquivo Público do Estado da Paraíba zela pela preservação do patrimônio documental paraibano e permanece disponível para sanar dúvidas e fornecer informações por meio do e-mail institucional e também pelo WhatsApp: (83) 99340-5072, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30.

Fonte: Agência Brasil

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.