
16/12/2025 às 14:45
O governador João Azevêdo e o ministro da Educação, Camilo Santana, inauguraram na manhã desta terça-feira (16), em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, uma Sala Amanhã Digital Maker e outra Sala Amanhã Digital, dentro do Programa Amanhã Digital — desta vez, a iniciativa beneficia os alunos da ECIT Erenice Cavalcante Fidelis (Escola Técnica Estadual de Bayeux), com investimentos superiores a R$ 1 milhão. O Amanhã Digital é um conjunto de ações tecnológicas que serão implementadas, gradualmente, em toda a rede estadual de ensino, com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os estudantes tenham contato direto com as tecnologias do futuro e ampliem as oportunidades no mercado de trabalho.
Na ocasião, João Azevêdo evidenciou o caráter revolucionário do Programa Amanhã Digital para a rede estadual de ensino. "Gostaria de agradecer a presença do ministro Camilo Santana, que desde ontem tem cumprido no nosso Estado uma agenda extremamente importante, nessa entrega de um equipamento que revoluciona a relação de ensino em todas as escolas da rede estadual. Nós estamos investindo mais de R$ 200 milhões nessa área de tecnologia, com salas maker, equipamentos que podem elevar a outro patamar os nossos estudantes — ensino de robótica, realidade virtual, num esforço muito grande. Essa parceria com o Ministério da Educação é fundamental para que a gente ofereça um ensino público de qualidade, melhor até que a rede privada", observou o gestor paraibano.
Já Camilo Santana externou alegria por testemunhar os avanços da educação paraibana. "Como a gente fica animado em ver uma escola nesse modelo aqui da Paraíba. Aqui em Bayeux, a gente vê a vibração desses jovens com os programas que a gestão do governador João Azevêdo tem criado, inclusive dando a eles a oportunidade de conhecer outros países, outras culturas. E aqui estamos fazendo uma parceria importante do Governo Federal com o Governo do Estado para transformar essas escolas num mundo digital, num mundo tecnológico, adaptado ao mundo do trabalho, com a aprendizagem de robótica e o que há de mais importante em tecnologia. Parabéns ao governador João, não apenas por esse programa, mas todos os outros resultados que a Paraíba tem alcançado na alfabetização de crianças na idade certa, nas escolas de tempo integral", disse o ministro.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou que o Programa Amanhã Digital é o resultado da capacidade que a gestão do governador João Azevêdo tem de ouvir os estudantes. "Tudo o que a gente faz ouvindo os estudantes para entender quais são seus sonhos, seus anseios e ouvindo os professores para entender o que eles esperam para que uma aula tenha qualidade — isso tem nos possibilitado criar, de forma inovadora, vários programas. E o Amanhã Digital é um programa que permite que o professor tenha uma nova forma de ensinar, e o aluno também tenha uma nova forma de aprender", comentou durante o evento, que foi prestigiado pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pela secretária-executiva de Administração, de Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Pollyanna Loreto; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; pelo presidente da Companhia Docas Paraíba, Ricardo Barbosa, assim como pelo deputado estadual João Gonçalves.
Futuro garantido — Felicidade e entusiasmo por ter melhores condições de garantir o futuro, com uma preparação adequada para o mercado de trabalho, foram os sentimentos descritos pelos alunos da ECIT Erenice Cavalcante Fidelis durante a visita do governador João Azevêdo e do ministro Camilo Santana.
A estudante do curso de Edificações Ana Mayssa da Silva foi didática ao falar da importância dos investimentos que a Escola Técnica Estadual de Bayeux recebeu. "Para mim, é uma honra muito grande a nossa escola ser escolhida para fazer parte desse projeto, que é muito importante pra gente, que quer focar, que quer ter algo a mais. É um investimento muito grande que o governador está fazendo por nós, e o que temos de fazer é saber aproveitar", disse.
O programa Amanhã Digital funciona como um guarda-chuva de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual. Entre os destaques estão as Salas do Amanhã Digital, que chegarão, em um primeiro momento, a 100 escolas em todas as regiões da Paraíba.
Outra frente de atuação do programa são as Salas do Amanhã Digital Maker, nas quais os alunos são incentivados a aprender de forma prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75”, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda. O objetivo é estimular a criatividade, a resolução de problemas e a inovação dentro do ambiente escolar.
O Programa Amanhã Digital também está integrado ao portal de serviços da Secretaria de Educação dentro do ecossistema Paraíba Digital, ampliando o acesso da comunidade a serviços administrativos da Educação Estadual. O objetivo central da iniciativa é preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro, aproximando a escola do universo tecnológico e das competências exigidas pelo século 21.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera