Sousa/PB -
Evento

Lucas Ribeiro abre Congretec em Campina Grande e destaca avanços do ensino nas escolas técnicas da Paraíba

A abertura também contou com desfile de roupas produzidas por alunos e professores, além de palestras e apresentações culturais.

Da Redação Repórter PB

26/11/2025 às 10:10

Ads 970x250
Imagem Feira de Educação Profissional e Tecnológica (Congretec)

Feira de Educação Profissional e Tecnológica (Congretec) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, abriu, nessa terça-feira (25), em Campina Grande, a edição 2025 da Feira de Educação Profissional e Tecnológica (Congretec), evento que se consolida como a principal celebração da educação profissional e técnica da rede estadual. Durante a programação, ele visitou estandes dos projetos. A abertura também contou com desfile de roupas produzidas por alunos e professores, além de palestras e apresentações culturais.

O vice-governador destacou que a Paraíba consolidou uma das redes de educação técnica mais estruturadas do país. “Ver esses estudantes apresentando soluções tão criativas e conectadas às necessidades dos seus territórios mostra o quanto essa política pública transforma vidas de verdade. Caminhar pelos estandes, ouvir as histórias e perceber o brilho nos olhos de cada jovem é a prova de que investir em educação é investir no futuro do nosso estado. A Paraíba ocupa a segunda posição nacional em percentual de alunos matriculados no ensino técnico da rede pública, demonstrando nosso compromisso com a educação”, ressaltou.

A edição deste ano da Congretec reúne 38 escolas técnicas, envolvendo estudantes e professores de 29 municípios na apresentação de produções técnico-científicas. A abertura também contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho. “Estamos vivendo o melhor ano da educação técnica na Paraíba, com mais matrículas, mais frequência e mais estrutura. Este evento celebra esse avanço e o protagonismo dos nossos estudantes. Eles merecem o melhor. E é por isso que 2025 será, definitivamente, o ano da educação no nosso estado”, declarou.

O estudante Matias Diniz, da ECIT Professora Claudino Pinheiro, da 9ª Gerência Regional de Educação, em Cajazeiras, apresentou o projeto “Bem-Estar On-line”, que busca democratizar o acesso à saúde. Segundo ele, um evento como a Congretec reforça o papel da educação técnica no avanço do estado. “Iniciativas como esse congresso, como o Conexão Mundo, o Primeira Chance, o Arte em Cena, o Se Liga no Enem e o Desafio Nota 1000 são essenciais para o nosso crescimento”, afirmou.

O evento também contou com a participação do estado de Roraima, com estudantes e gestores convidados. O Governo da Paraíba investiu mais de R$ 750 mil para garantir estrutura, logística e ambientes formativos à feira. A programação reuniu ainda a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário-executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves; o secretário-executivo de Inovação, André Ribeiro; além da segunda-dama Camila Mariz e dos vereadores campinenses Wellington Cobra, Rostand Paraíba, Olímpio Oliveira, Anderson Pila e Pimentel Filho.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.