
13/11/2025 às 12:30
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, esteve nessa quarta-feira (12) no gabinete do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), em Brasília, acompanhada de diretores de diversos campi da instituição. A visita teve como objetivo agradecer o apoio do parlamentar para que o IFPB fosse incluído no eixo prioritário de emendas da bancada paraibana ao Orçamento Geral da União de 2026, dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA), além de apresentar novos pleitos.
Durante o encontro, a reitora destacou a importância da atuação do deputado Wilson Santiago na defesa da educação pública e no fortalecimento da rede federal de ensino técnico e tecnológico. “Estamos aqui mais uma vez no Congresso Nacional com o nosso deputado federal Wilson Santiago, que novamente nos apoiou para que o IFPB pudesse receber emendas de bancada e estar entre os eixos prioritários. Aproveitamos também para apresentar novos pleitos e expor os resultados da nossa instituição”, ressaltou a reitora ao lado do parlamentar.
“Em breve deve chegar o Projeto de Lei que trata da criação de mais cargos para a Rede Federal, porque nós precisamos de profissionais para levar adiante o trabalho. Quando chegar ao Congresso Nacional, precisamos do seu voto”, acrescentou Mary Roberta.
O deputado federal Wilson Santiago ressaltou a parceria com o IFPB no fortalecimento do ensino público de qualidade no interior paraibano. “Essa conversa que a reitora sempre tem quando vem a Brasília tem ganhado força, tem avançado muito e conseguido fortalecer os campi do Instituto Federal da Paraíba. Isso é muito importante. A reitora tem feito um trabalho excelente. Não é fácil incluir o IFPB entre os eixos prioritários do Orçamento da União, já que temos tantos setores, como as universidades, e apenas oito eixos impositivos e três de remanejamento — entre os quais está incluso o IFPB”, destacou o deputado.
Wilson Santiago afirmou ainda que continuará apoiando o Instituto, pois entende que a interiorização promovida pelos IFs aproxima os jovens de suas famílias e impulsiona o desenvolvimento regional. “Devemos muito à reitora e a todo o seu quadro, porque a instituição é feita por professores, servidores, estudantes — todos aqueles que engrandecem e formam uma corrente muito grande que fortalece os Institutos Federais, especialmente o da Paraíba”, frisou.
Entre os pleitos apresentados pelos diretores-gerais dos campi do IFPB estão ações voltadas para proporcionar espaços mais adequados que contribuam para reduzir a evasão escolar, como refeitórios, auditórios e ginásios poliesportivos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera