Sousa/PB -
Equipamento

Hemocentro da Paraíba comemora 2 anos da unidade móvel com coleta itinerante em João Pessoa

O ônibus de coleta, também chamando de “hemocentro móvel”, é uma unidade equipada com toda a estrutura necessária para realizar a coleta de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.

Da Redação Repórter PB

29/09/2025 às 11:00

Ads 970x250
Imagem Funcionamento da unidade móvel de coleta de sangue

Funcionamento da unidade móvel de coleta de sangue ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Hemocentro da Paraíba, unidade do Governo da Paraíba, comemora, nesta terça-feira (30), o aniversário de dois anos de funcionamento da unidade móvel de coleta de sangue. Para marcar a data e reforçar a importância da doação, o Hemocentro realiza uma coleta itinerante especial no Parque Parayba 4, em João Pessoa, em parceria com diversas entidades.

Adquirida pelo Governo do Estado, em 30 de setembro de 2023, a unidade móvel é um equipamento fundamental para a saúde pública estadual, decisiva na captação e fidelização de doadores de sangue e de medula óssea.

O impacto do veículo é evidenciado pelos dados estatísticos acumulados em seus dois anos de operação. Ele já se deslocou por todas as quatro macrorregiões de saúde do estado, percorrendo mais de 49 mil quilômetros, alcançando 63 diferentes municípios paraibanos e garantindo a realização de 183 coletas itinerantes.

O ônibus de coleta, também chamando de “hemocentro móvel”, é uma unidade equipada com toda a estrutura necessária para realizar a coleta de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. A unidade móvel possui equipamentos modernos, incluindo cadeiras de coleta, equipamentos para armazenamento de sangue, salas de recuperação e refrigeração para lanches, além de toda infraestrutura para o atendimento na triagem clínica, pré-triagem e cadastro de doadores.

“A unidade móvel permite que os hemocentros atendam a um número maior de pessoas, mantendo os estoques de sangue necessários para hospitais e atendimentos de urgência e emergência”, explica a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

Ao todo, foram efetivadas nas coletas itinerantes promovidas na unidade móvel, 1.705 novos cadastros de doadores de medula óssea; 10.727 doações de sangue e 13.944 atendimentos de candidatos à doação.

Os números revelam o sucesso do projeto em levar a doação para mais perto da população, do Litoral ao Sertão paraibano, e reforçam o compromisso do Governo do Estado com a manutenção dos estoques de sangue e o incentivo à solidariedade.

A população está convidada a participar da celebração e aproveitar a oportunidade para doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea. Os participantes também poderão conferir a apresentação musical da Banda da Polícia Civil, bem como, ter acesso a uma série de serviços gratuitos de saúde, bem-estar e cidadania, como vacinação e testagem rápida, massagem e corte de cabelo.

Os serviços são resultado da parceria entre o Hemocentro e diversas instituições, incluindo a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GVES), SES/Senac, Semob, Guarda Municipal e Prefeitura Municipal.

Data: 30/09/2025

Hora : 9h às 16h

Local: Parque Parayba 4 – João Pessoa

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.