22/09/2025 às 14:45
O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (22), a sede própria da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), instalada em um prédio histórico no bairro de Tambiá, em João Pessoa. A mudança para uma sede própria proporciona à ARPB um espaço funcional e adequado às suas crescentes demandas, bem como simboliza um compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural do estado.
O prédio foi adquirido por R$ 2,8 milhões, recursos oriundos de convênio entre a ARPB e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ARPB desempenha um papel crucial na garantia da qualidade, eficiência e equidade na prestação de serviços públicos essenciais à população paraibana, atuando em setores como saneamento básico, energia, gás canalizado e outros, assegurando que os direitos dos usuários sejam respeitados e que as empresas concessionárias cumpram seus contratos e ofereçam serviços adequados.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o novo prédio assegura condições para uma melhor prestação de serviço e está inserido nas ações do governo para revitalizar o Centro Histórico. “Nós estamos oferecendo um espaço muito mais digno a quem trabalha na ARPB, também estamos oferecendo à população um ambiente onde ela será bem acolhida, considerando que a Agência desempenha um papel muito importante de fazer toda a regulação na área de saneamento, água e infraestrutura que a gente tem no estado. Além disso, essa é uma ação que vai na direção da revitalização do Centro Histórico, dentro do projeto Viva o Centro, que já fez e vem fazendo intervenções em prédios importantes”, frisou.
O diretor-presidente da ARPB, José Otávio Vasconcelos, destacou o momento histórico e a realização de um grande sonho dos servidores do órgão. “Esse é um prédio que por si só representa a memória e a arquitetura do início do século XX. A ARPB, que já é referência no Brasil em vários aspectos, por exemplo, na área de energia elétrica, e passa a ser uma das poucas agências que têm sua sede própria. A nossa equipe tem uma grande qualidade técnica e a nossa instituição está fortalecida com essa conquista, não apenas pelo prédio de tijolo e cal, mas pelo corpo técnico que assim como na área de energia elétrica será na área de saneamento. Estamos preparados para o desafio de colaborar com o Governo do Estado para os projetos de universalização de água e atendimento à população de todo estado”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, enalteceu o trabalho do governador João Azevêdo pela entrega de obras importantes em vários segmentos. “Esse é um momento especial para o corpo funcional da ARPB e eu quero parabenizar a gestão do governador por essa obra magnífica que garante uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, falou.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação, Vinícius Benevides, parabenizou a gestão estadual pela valorização da ARPB. “O governador tem dado uma importância muito grande à agência reguladora que tem um papel importante por ser a gestora de contratos e isso dá muita segurança jurídica para quem quer investir no estado porque são contratos de longo prazo e a agência na Paraíba tem recebido autonomia para atuar”, falou.
História - O edifício que agora abriga a ARPB é um testemunho vivo da rica história de João Pessoa. Construído no início do século XX, por volta de 1920, em um período de efervescência urbana e modernização da capital, ele se destaca pela sua arquitetura eclética, que combina a solidez do neoclassicismo com delicados toques de art nouveau, evidenciando a influência europeia na construção civil da época. A obra foi concebida e executada pelo arquiteto italiano Hermenegildo Di Lascio, que deixou a sua marca em vários prédios existentes na Capital paraibana.
Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais João Gonçalves e Felipe Leitão; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Roberto Paulino (secretário chefe de Governo), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Késsia Liliana (superintendente do Procon-PB), Tânia Queiroga (diretora executiva do Iphaep) e José Antônio Coelho (presidente da PBPrev).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera