04/09/2025 às 15:40
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Lei nº 3.828/2022, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que institui, no estado da Paraíba, o Dia Estadual do Cristão, a ser celebrado anualmente em 21 de janeiro, ficando incluído no calendário oficial do Estado. Cerca de 86,8% da população brasileira se declara cristã, somando católicos e evangélicos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com Jutay, o projeto atende a um critério de alta significação, diante da homenagem realizada ao maior segmento religioso existente no país. “Os valores religiosos, éticos e morais constituem fundamento de alta expressão na formação da sociedade brasileira, sendo oportuna a instituição de uma data comemorativa que os exalte e promova seu fortalecimento, paralelamente às comemorações litúrgicas específicas próprias de cada segmento cristão”, destacou o deputado.
A data escolhida para comemorar o Dia do Cristão leva em consideração a relevância do dia 21 de janeiro, Dia Mundial da Religião. Por isso, propôs-se a instituição dessa data como o Dia Estadual do Cristão, momento unificador de toda a comunidade na Paraíba.
Conforme o IBGE, 166 milhões de pessoas se declaram católicas ou evangélicas no país. Os números mostram ainda que a Paraíba é o terceiro estado do Brasil em número de católicos, com 77% da sua população. Os evangélicos somam 15%.
Na distribuição por estados, a Paraíba perde apenas para o Piauí (85% de católicos, 10% de evangélicos, 2% de outras religiões e 3% sem religião) e para o Ceará (79% de católicos, 15% de evangélicos, 2% de outras religiões e 4% sem religião).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera