Sousa/PB -
Programação

Jardim Botânico comemora 25 anos e recebe equipamentos para acessibilidade em trilhas

A cadeira Julietti é um equipamento desenvolvido especialmente para viabilizar o acesso de pessoas com locomoção reduzida às trilhas mais difíceis.

Da Redação Repórter PB

26/08/2025 às 11:00

Ads 970x250
Imagem Equipamentos para acessibilidade em trilhas

Equipamentos para acessibilidade em trilhas ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

As atividades oferecidas pelo Jardim Botânico Benjamim Maranhão vão se tornar mais inclusivas e acessíveis. Nesta quinta-feira (28), data em que completa 25 anos de criação, o espaço vai ganhar oficialmente duas cadeiras Julietti, equipamentos adquiridos pelo Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que permitem a participação de pessoas com dificuldade de locomoção em trilhas na natureza. A entrega será realizada no local, a partir das 9h.

“Esse é um momento de grande importância na história do Jardim Botânico por representar um grande passo na democratização de todo o espaço. Buscamos sempre realizar atividades com pessoas com deficiências e dificuldade de locomoção, mas hoje podemos ter certeza de que essas pessoas poderão acessar as trilhas mais difíceis com segurança”, afirmou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.

A cadeira Julietti é um equipamento desenvolvido especialmente para viabilizar o acesso de pessoas com locomoção reduzida às trilhas mais difíceis. É a primeira vez que uma Unidade de Conservação adquire o maquinário na Paraíba. Em todo o Nordeste, o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho será apenas a segunda Unidade de Conservação Estadual a oferecer o serviço.

O equipamento - A cadeira Julietti foi desenvolvida por Guilherme Cordeiro para uso de sua esposa, Juliana, que após complicações de saúde não pôde mais realizar a atividade que o casal mais gostava de praticar junto. O equipamento permitiu que Juliana continuasse fazendo trilhas de difícil acesso e funcionou tão bem que deu origem à empresa Julietti Tecnologia Assistiva, que fabrica e comercializa este e outros equipamentos que permitem acessibilidade em atividades ao ar livre.

Programação - A programação comemorativa segue ao longo do dia com uma série de atividades. Para quem curte entrar na mata, será possível realizar a trilha “Fotografando a biodiversidade da Mata do Buraquinho”, que tem início às 14h. O link para inscrição estará disponível nesta terça-feira (26) no perfil oficial no Instagram.

Às 14h30 terá início a oficina “Mini horta sustentável: cultivando no bambu”, que estará disponível para 15 participantes em ordem de chegada. Outras atividades acontecerão de forma livre, das 14h às 16h. É o caso da visita guiada ao meliponário para observação de abelhas e da atividade “Botânica para todos: conhecer para conservar”, que será conduzida pelo grupo Foco na Botânica, projeto de extensão da UEPB.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.